O equipamento foi entregue oficialmente pelo deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB) autor da emenda que viabilizou o equipamento
A conquista de um novo caminhão compactador de lixo marca um momento importante para Nova Veneza na questão da destinação de resíduos sólidos. Na viagem do prefeito Evandro Gava à Itália, o chefe do executivo teve contato com um modelo de reciclagem e reeducação que considerou ideal para implantar no município. Foi criando então o “Nova Veneza Reciclando +”.
Na forma de reciclagem adotada pelos italianos, os resíduos úmidos são transformados em fertilizante e energia elétrica e quem produz mais lixo paga taxa maior. Dentro desse molde, o projeto está sendo adaptado para a realidade local. Em Nova Veneza, desde o ano passado o programa vem sendo trabalhado nas escolas, incentivando os alunos na realização de ações sustentáveis.
“Começamos pelas crianças que são o nosso futuro e tem o poder de sensibilizar a família para a prática”. Esse foi o primeiro passo, comentou o prefeito. Hoje estão sendo construídos também 15 pontos com Pontos de Entrega Voluntária – PEV´s de lixo reciclável, em toda a cidade.
Mas, para o prefeito, existem dois grandes desafios dentro do projeto: a conscientização e o destino final dos resíduos. O equipamento conquistado através de emenda do deputado federal Ronaldo Benedet, junto à Fundação Nacional de Saúde – Funasa, será um incremento importante. Vai possibilitar uma coleta convencional mais eficiente, em menor tempo, com menos gastos e abrindo espaço para que um dos caminhões da frota seja estruturado para a coleta seletiva.
O município já trabalha na implantação de um protótipo de coletor automatizado de resíduos por descarga aérea, que segundo o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Juliano Dal Molin, será modelo nacional. “Conquistamos o apoio de uma empresa especializada no processo graças aos programas e ao nosso Plano de Resíduos Sólidos. Trabalhamos na implantação de um equipamento moderno que poderá servir de exemplo para o país”, afirmou.
Colaboração: Flávia Bortolotto / Comunicação Prefeitura de Nova Veneza
[soliloquy id=”135448″]