Poder Legislativo

Novo bloco político na Câmara de Vereadores pode definir os rumos de Orleans

O partido NOVO e o PL anunciaram parceria para tomadas de decisões no Legislativo Municipal; entenda os impactos dessa decisão.

Foto: Divulgação

A composição da Câmara de Vereadores de Orleans para a próxima legislatura traz uma novidade que pode impactar diretamente as decisões tomadas em benefício da cidade. Um novo bloco político, formado por vereadores do PL e do partido NOVO, altera o equilíbrio de forças na Casa Legislativa.




Lideranças dos partidos anunciaram, nesta quinta-feira, dia 19, a formação de um bloco político de direita. Dessa forma, a nova parceria formada conta com três vereadores eleitos: Genaina Coan Caciatori (PL), Joel Cavanholi (PL) e Murilo Oliveira Hoffmann (NOVO). De acordo com nota divulgada à imprensa, a decisão tem como objetivo a defesa de ideias e projetos que visem o crescimento e o desenvolvimento de Orleans.

Entenda os impactos dessa decisão

Para que uma decisão seja aprovada, é necessário que a maioria dos vereadores vote a favor – ou seja, ao menos seis votos, considerando o total de onze cadeiras. Com a criação deste novo bloco, formado por três vereadores independentes, esse grupo passa a ter um papel fundamental nos debates e votações.

Na prática, significa que nenhuma decisão poderá ser tomada sem o apoio desses vereadores, tornando-os decisivos para a aprovação de projetos, propostas e orçamentos importantes para a cidade. A principal consequência dessa formação está no equilíbrio de poder. As propostas feitas pela Administração Municipal, por exemplo, precisarão do aval desse bloco para serem aprovadas.

Isso pode trazer mais diálogo e negociação, mas também pode gerar desafios, caso não haja consenso entre os grupos. Os integrantes do bloco afirmam que o objetivo é priorizar os interesses da população, avaliando cada proposta com imparcialidade, independentemente de alinhamentos partidários. No entanto, como o grupo possui liberdade para votar de forma independente, sua postura poderá variar de acordo com cada tema debatido.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Além disso, o NOVO e o PL estarão juntos na composição de chapa para as eleições da mesa diretora na Câmara de Vereadores de Orleans.

Quem são os vereadores e como se organizam:

Três vereadores de situação (apoio ao prefeito): Leandro Martins (PSD), Osvaldo Cruzetta, Vá (PP) e Josemar Sacom, Cuca (PSD).
Cinco vereadores de oposição (crítica ao prefeito): Marlise Zomer (PSDB), Maiara Dal Ponte Martins (MDB), Mirele Debiasi (PSDB), Dovagner Baschirotto, Dovão (MDB) e Pedrinho Orben (MDB).
Três vereadores do bloco independente (PL e NOVO): Jana Coan (PL), Joel Cavanholi (PL) e Murilo Oliveira Hoffmann (NOVO), que prometem atuar com foco nos resultados e na fiscalização, sem alinhamento direto com situação ou oposição.

Fatores que motivaram a parceria

Segundo as lideranças, alguns fatores foram considerados pelo grupo, incluindo “o posicionamento político ideológico de direita; a defesa da liberdade individual e o respeito à democracia representativa; o compromisso na promoção de uma sociedade livre, justa e próspera e com a transparência, a legalidade e a ética”.

“Fica reafirmado o compromisso do NOVO e do PL com a independência e liberdade nas tomadas de decisões, bem como o respeito a individualidade de pensamentos dos vereadores com base nos princípios e valores dos seus respectivos partidos”, afirma a nota, que foi assinada pelos presidentes dos partidos Gelson Luiz Padilha (PL) e Bruno José Mazuco Candido (NOVO), além dos vereadores eleitos.

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Índices de crimes caem bruscamente em Orleans

Segundo dados divulgados pela Polícia Civil, houve redução de 300% dos crimes de roubo e quase 30% do número de furtos.