Geral

Novo alerta! SC deve enfrentar mais um ‘combo’ de ciclone e frente fria; o que esperar no Natal

O tempo nesta sexta-feira é instável em todas as regiões do Estado, mas a partir da próxima segunda-feira (25), a atuação de uma frente fria e ciclone prometem "bagunçar" o tempo no Estado

Foto: Canva/Divulgação/ND

O tempo nesta sexta-feira (22) é instável em todas as regiões do Estado. Conforme a Defesa Civil, na parte da tarde, há condições para temporais, acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Além disso, na segunda-feira (25), dia de Natal, um ciclone extratropical associado a uma frente fria provocam temporais com chuva intensa e rajadas de vento de até 70 km/h em todo o Estado.

Ainda, a pasta reforça que em alguns momentos, a chuva pode ser bastante volumosa e intensa.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Essas condições podem causar transtornos como: destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, assim como alagamentos e enxurradas pontuais.

Ainda assim, o risco é alto entre as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí. Nas demais áreas, o risco é moderado.

Conforme a Epagri/Ciram, as temperaturas marcam valores médios entre 31°C e 33°C no Estado, com extremos de até 36°C no Vale do Itajaí e Extremo-Oeste catarinense.

Sábado com condições para temporais em todo o Estado

O sábado (23) será mais um dia com tempo instável com condição para temporais em todo Estado. A Defesa Civil aponta que as instabilidades devem atuar já desde a madrugada, dando continuidade as chuvas que iniciaram na sexta-feira.

Ainda, no período da tarde, os temporais podem ganhar força novamente, em especial do Oeste ao Norte de Santa Catarina. Nas demais áreas, a nebulosidade predomina e diminui as instabilidades.

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais como alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores.

O tempo fechado ameniza as temperaturas em relação aos últimos dias, as temperaturas acima de 30°C ficam restritas apenas as áreas do Extremo-Oeste, Vale do Itajaí e norte do Estado. Nas demais regiões as temperaturas registram valores médios entre 22°C e 28°C.

Véspera de Natal antecede chegada de frente fria e ciclone no Estado

No domingo (24), véspera do Natal, a instabilidade diminui, e o dia inicia com tempo firme e predomínio de sol no Estado.

À tarde, com o calor e umidade, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, característicos do verão, em especial nas áreas do Grande Oeste ao Norte catarinense.

O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais como alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores, segundo a Defesa Civil.

As temperaturas voltam a subir em todas as regiões, com máximas acima de 30°C no Grande Oeste, Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina. A exceção fica para as regiões entre o Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, que ainda oscilam entre 27°C a 30°C.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Frente fria e ciclone se aproximam de Santa Catarina no dia de Natal

No dia de Natal, segunda-feira (25), o tempo volta a mudar no Estado, quando uma frente fria e ciclone que se forma sobre o mar, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, provoca novos temporais com chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

As instabilidades da frente fria e do ciclone avançam pelas áreas de divisa com o Estado gaúcho no final da manhã e se estendem para as demais regiões no decorrer do dia. Os ventos também ganham força e sopram constantes no Estado, com rajadas entre 50 e 70 km/h.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Coorsel conta com a ajuda de outras cooperativas para reestruturar os danos do Ciclone

Mais de 3000 unidades consumidoras foram afetadas pelos ventos que atingiram a região na última terça-feira (30)

Passagem de ciclone e tempestade afeta mais de 1,3 milhão de pessoas em SC

Até o momento foram registradas 14 mortes durante a passagem das tempestades e nas ações de reconstrução.

Semana começa com frio e tempo instável em SC

Segunda-feira amanheceu com temperaturas entre 4 e 16ºC no estado.