Nutrição

Novidade de tratamento para doença Celíaca

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A doença celíaca é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de pessoas geneticamente predispostas. A doença é provocada pela ingestão de alimentos que contêm glúten, uma substância composta de proteínas, encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Indivíduos portadores da doença sofrem atrofia das vilosidades da mucosa do intestino delgado, o que dificulta a absorção pelo organismo de nutrientes como vitaminas, sais minerais e água.

Até o momento, aos portadores da doença só resta retirar alimentos que contêm glúten do seu cardápio. Contudo, agora, surge uma nova possibilidade de tratamento para essas pessoas: o uso de probióticos. Probióticos são microrganismos vivos tais como bactérias ou leveduras. Eles podem ser encontrados em alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados e iogurtes, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.

Os probióticos conferem benefícios à saúde, auxiliando no equilíbrio da microbiota intestinal.Entre os benefícios dos probióticos estão o controle de colesterol e de diarréias e a redução do risco de câncer. No que se refere especificamente à doença celíaca, os probióticos podem auxiliar no tratamento, pois a doença pode provocar alteração na microbiota e aumento da permeabilidade intestinal.

Texto baseado no artigo “Intestinal Microbiota and Probiotics in Celiac Disease”