Pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica são elementos utilizados pela Epagri para o avanço do agronegócio. Com o intuito de contribuir para o progresso da cadeia produtiva de aipim, a Epagri de Urussanga lançou na tarde desta sexta-feira, dia 25, quatro novos cultivares: Uirapuru, Ajubá, Sempre Pronto e Guapo. A cerimônia de apresentação das variedades ocorreu na Estação Experimental da Epagri de Urussanga e contou com a participação do presidente estadual da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, autoridades, agricultores e comunidade em geral.
Os lançamentos são resultados de um trabalho iniciado em 2007 com a seleção e avaliação de 153 acessos do Banco de Germoplasma de Mandioca da Epagri. Conforme o pesquisador Enilto Neubert, os cultivares foram avaliados em quatro regiões agroecológicas diferentes em Santa Catarina e as avaliações qualitativas foram realizadas de forma participativa, com o envolvimento de agricultores e técnicos locais. As novas variedades apresentaram boa produtividade e resistência às principais doenças que afetam a cultura. Elas fornecem polpa de boa qualidade para a fabricação de produtos derivados e são recomendadas para cozinhar.
Segundo o gerente da Estação Experimental de Urussanga, Stevan Grützmann Arcari, o lançamento de novos cultivares comprova a missão da Epagri. “A pesquisa agropecuária aplicada é uma forte geradora de inovação tecnológica. No setor da mandioca, a Estação de Urussanga tem um trabalho sólido e estabelecido na área para indústria, apoiando a cadeia produtiva há mais de 40 anos. Os novos cultivares vem de encontro com a necessidade do setor de aipim, que está crescendo e tem muito ainda a avançar. Ele pode trazer oportunidades de negócio, preencher lacunas do mercado, conquistar novos consumidores, ampliar o volume de negócios, a área plantada e o número de famílias que podem tê-lo como fonte de renda. É uma satisfação para a Epagri de Urussanga poder trazer para a sociedade resultados de pesquisa em tempo real, produzidos junto com a cadeia produtiva em prazo adequado”, pontuou.
Para o presidente estadual da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, o trabalho de pesquisa da Epagri contribui para a construção de um Estado com mais qualidade. “A agricultura brasileira tem a digital dos técnicos da Epagri. O lançamento de uma nova variedade para uma Estação Experimental é um momento marcante e histórico. É um trabalho de anos que merece ser comemorado”, frisou.
Durante o evento, a Epagri de Urussanga distribuiu ramas dos cultivares Uirapuru, Ajubá, Sempre Pronto e Guapo para os produtores interessados. Uma confraternização com produtos a base de aipim, elaborados por agricultores de Treze de Maio, encerrou o evento de lançamento.
Características dos novos cultivares
Polpa amarela de boa qualidade e rápido cozimento são características do cultivar SCS260 Uirapuru. Nos testes, a variedade de aipim se destacou nos cultivos em Antônio Carlos, Biguaçu, Guaraciaba e Itajaí.
Já o novo cultivar SCS261 Ajubá também possui polpa amarela e cozinha bem em determinadas épocas do ano. O aipim apresentou melhores resultados em Biguaçu, Guaraciaba, Jaraguá do Sul e Praia Grande.
O rápido cozimento é o diferencial do cultivar SCS262 Sempre Pronto e a tendência é que esta característica se mantenha por um maior período do ano. A variedade possui polpa branca e de boa qualidade. Esse aipim se destacou nos experimentos em Jaraguá do Sul, Praia Grande, Biguaçu, Chapecó, Içara, Itajaí, Joinville e Treze de Maio.
Também de polpa branca, o SCS263 Guapo, que cozinha bem em determinadas épocas do ano. Ele foi bem avaliado para a produção de aipim na forma de palito. A variedade apresentou melhor desempenho nos experimentos em Antônio Carlos, Araranguá, Biguaçu, Chapecó, Guaraciaba, Içara, Itajaí e Treze de Maio.
Com informações de Eliana Maccari
[soliloquy id=”148863″]