O município teve desempenho superior à média estadual em saúde, cultura, educação e meio ambiente
Dados da Federação Catarinense de Municípios – Fecam colocam Nova Veneza em posição privilegiada. Na saúde, enquanto o Estado mostra uma média de 0,71, Nova Veneza sustenta 0,86. Na educação, o município tem 0,73 enquanto a média é 0,72. Meio ambiente apresenta o índice de 0,66 em comparação a 0,63 do estado. A maior disparidade está no índice cultural, onde Nova Veneza tem 0,73 contra 0,47 do nível estadual.
Na educação são levados em consideração a qualidade no ensino e a cobertura da população. Na saúde a cobertura da atenção básica, os recursos investidos na área, fatores de risco e proteção e mortalidade contam para a formação do índice. A gestão e prevenção ambiental e cobertura de saneamento básico são os parâmetros analisados para o meio ambiente. Por fim, estrutura e promoção da cultura, bem como iniciativa da sociedade, infraestrutura e recursos investidos foram os responsáveis por elevar o município nesta área.
Esse índice, ao avaliar o desenvolvimento, serve como ferramenta de apoio à gestão, evidenciando as prioridades em relação a um cenário futuro desejável. “Hoje temos uma economia sólida, que faz com que o desenvolvimento seja gradativo, trazendo o crescimento ordenado e benéfico para o futuro do município. Esses números são um reflexo disso. Nosso objetivo não é manter, mas sim melhorar esses índices”, avaliou o prefeito Evandro Gava. Os percentuais estão disponíveis no site. O indicador tem como base dados de 2014.
Colaboração: Flávia Bortolotto / Comunicação Prefeitura de Nova Veneza