A iniciativa do prefeito Evandro Gava, de Nova Veneza, de trazer uma comitiva italiana para apresentar um modelo de coleta seletiva de resíduos sólidos rendeu bons frutos. Depois de uma apresentação para os prefeitos dos municípios da Amrec na última segunda-feira, hoje o prefeito assinou um Pacto de Amizade com o chefe do Executivo de Conegliano, Floriano Zambon, que possibilita a transferência de tecnologia entre as cidades.
O município vem trabalhando desde o início do ano o projeto Reciclando + nas escolas, incentivando os alunos a realização de ações sustentáveis. Na última viagem a Brasília, o prefeito viabilizou a vinda de um caminhão compactador de lixo. Conforme Evandro, existem dois grandes desafios dentro do projeto: a conscientização e o destino final dos resíduos. “Estamos buscando alternativas, pois pretendemos ser exemplo e referência no tratamento de resíduos sólidos”, garantiu.
Da empresa italiana Savno, que fica em Conegliano, vieram o presidente e o engenheiro responsável pelo programa de coleta. Segundo dados mostrados na coletiva da amrec, os 44 municípios associados a empresa conseguiram uma média de 82% de reciclagem dos resíduos produzidos. “A ideia é adaptar para a nossa realidade e legislação o modelo apresentado”, afirmou Evandro.
O modelo
Além da reciclagem dos materiais, no modelo adotado pelos italianos, os resíduos úmidos são transformados em fertilizante e energia elétrica. No projeto apresentado, quem produz mais lixo paga taxa maior. É uma forma de incentivar a diminuição de material descartado, afirmou o prefeito Floriano Zambon.
Colaboração: Flávia Bortolotto / Comunicação Prefeitura de Nova Veneza