Estão sendo finalizados os preparativos da 14ª edição de Festa da Gastronomia Típica Italiana, que será realizada durante quatro dias, entre 14 e 17 de junho. Na programação do evento que celebra os 60 anos de emancipação político-administrativa e 127 anos de colonização, além da música e gastronomia típica, está o Carnevale di Venezia e apresentações que valorizam e preservam a tradição.
Durante o próximo fim de semana, a cidade mais italiana do Sul de Santa Catarina estará em clima propício para encontro entre amigos, proporcionando aos neovenezianos, visitantes e turistas que lotam a rede hoteleira da cidade e região, momentos de lazer e diversão. Um investimento que permite impulsionar a economia local e a agenda cultural de toda a região. As festividades são organizadas pela Prefeitura de Nova Veneza através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo em parceira com a Associação Neoveneziana de Turismo – ANET.
“Toda a programação da Festa da Gastronomia é voltada para diversos públicos. O evento é o maior do gênero no Sul do estado e estamos preparados para receber todo o público. Esse ano, o espaço coberto da festa será de seis mil metros quadrados para mais conforto de quem prestigiar o evento. Além disso, diversidade na gastronomia com muitos pratos típicos”, afirmou o prefeito Rogério José Frigo.
Dia especial para o idoso, rizicultores e gastronomia e shows
No primeiro dia do evento, a quinta-feira, dia 14, a programação começará pela manhã, a partir das 9h, com as ações voltadas ao Dia Mundial do Combate à Violência ao Idoso, que é celebrado no dia 15 de junho, promovido pela Associação Feminina de Assistência Veneziana – Afave, Conselho Municipal do Idoso e Prefeitura Municipal, na Praça Humberto Bortoluzzi.
“Nós iremos promover um dia diferente para os nossos idosos e aproveito para fazer um convite especial para aqueles que não participam das atividades da Afave que venham viver um momento especial na praça com informações sobre os seus direitos, de saúde, embelezamento, entre outras ações. Já estão confirmados mais de 250 idosos que irão prestigiar o nosso evento de diversos municípios da região”, comentou a presidente do conselho municipal do idoso, Neni Frigo. Ainda na programação, o baile da terceira idade com a banda Pai e Filho, no PalazzoDelleAcque.
A partir das 13h30, ocorrerá também o Seminário Regional de Arroz Irrigado, uma promoção da Epagri, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Às 19h, à disposição dos visitantes, os inúmeros estandes com especiarias, espalhados pelo Pavilhão da Festa. E na programação musical, às 19h30, show com a banda Lady Lie. Na sequência, às 20h30, o barítono italiano Claudio Matioli. A partir das 21h, concurso de degustação de vinhos às cegas, no espaço enograstronômico, e a parada do Carnevaledi Venezia, saindo da ponte Dei Morosi até o palco principal, com o show do Roba da Ciodi. Às 22h30, a animação continua com Brenno e Edu.
Missa Festiva, abertura oficial e shows culturais
Na sexta-feira, a abertura da praça de alimentação está marcada para as 18h. Uma Santa Missa em homenagem aos 127 Anos de Colonização e 60 Anos de Emancipação Político-Administrativa acontece a partir das 19h, na Igreja Matriz São Marcos. E ainda, um dos momentos especiais, a abertura oficial do evento, às 20h30. Além de atrações como a Parada Tutti Bonna Gente, shows com o grupo musical Girotondo, Eco Di Venessia, no palco principal. Já no coreto, Sandro e Seu Teclado e Banda Vira-Latas. Para encerrar a noite, às 23h30, show com Nenhum de Nós.
Atividades esportivas, culturais e o tão esperado Carnevale
Para o sábado, atividades para todos os gostos e idades. O desporto dará início ao dia bastante preenchido, com a corrida rústica, às 9h. Já às 12h, será aberta a praça de alimentação e diversas atrações culturais fazem parte da programação. A partir das 14h, as Olímpiadas Coloniais promovidas pelo Departamento Municipal de Esportes de Nova Veneza terão as modalidades: bocha de piumbo, prova do topiador, corrida de saco de arroz, jogo de mora e baralho três/sete. A peças teatrais “Recital da Imigração”, do Coro do Santuário de Caravaggio, e Anita – A Heroína de Dois Mundos, de Laguna, no Teatro Municipal. O corte do bole comemorativa também será no sábado. E a noite, o tão esperado Carnevaledi Venezia, com um desfile com carros alegóricos pela Rua dos Imigrantes.
De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Susan BortoluzziBrogni, o enfoque de resgate cultural e das famílias participando da festa é um diferencial de Nova Veneza. “Não é só a gastronomia que nos tornará Capital Nacional da Gastronomia Típica após o presidente sancionar a lei, também temos o Carnavaledi Venezia, que mistura alegra e mistério, e desperta o interesse de todos”, afirmou. “Teremos momentos culturais, shows musicais italianos como o Roba da Ciodi, corais e grupos de danças. Todos são pratas da casa que estarão se apresentando na Festa da Gastronomia”, acrescentou.
A Saga dos Valentes e a escolha da corte
No último dia, o Desfile das Famílias – A Saga dos Valentes, a partir das 9h, na Rua dos Imigrantes com mais de 53 pelotões entre famílias e entidades. Durante o dia, inúmeras atrações culturais. A partir das 17h30, a escola da rainha da 15ª Festa da Gastronomia Típica Italiana. Para encerrar o evento, shows com Neguinho Emanuel e a banda gaúcha “Os Tiranos”.
Colaboração: Cris Freitas / Comunicação Prefeitura de Nova Veneza