A turma a receber o projeto será o primeiro ano da Escola Municipal Ítalo Amboni, no Rio Cedro Médio.
A Secretaria de Educação de Nova Veneza promoveu um encontro com os pais dos alunos do Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho do São Bento Baixo, na noite da última segunda-feira (30) para lançar o projeto piloto da escola em tempo integral com a turma do primeiro ano do ensino fundamental. Os estudantes serão remanejados para a Escola Municipal Ítalo Amboni, na comunidade de Rio Cedro Médio. O projeto piloto é o primeiro passo para implantar o Ensino Fundamental em tempo integral em toda a rede municipal.
Inicialmente serão atendidas 26 crianças em tempo integral e as aulas iniciam no dia 13 de fevereiro. A reunião contou com a presença do prefeito Rogério Frigo e dos vereadores Claiton Zanzi e Daltro Bortolotto. “Já contamos com as três creches e dois Centros Educacionais, o Chapeuzinho Vermelho e do Bairro Bortolotto, que funcionam em tempo integral. E no Ensino Fundamental essa será a primeira experiência com o primeiro ano e queremos ampliar para outras escolas”, ressaltou o secretário de Educação Élzio Milanez.
Segundo a coordenadora pedagógica, Soraia Bortolotto, o projeto vem sendo pensado desde 2016 e será executado este ano. “A escola integral é quando o aluno fica o dia todo na unidade escolar desenvolvendo as mais variadas formas de habilidades e competências dele. Pela manhã, serão desenvolvidas as atividades da grade curricular normal e, à tarde, funcionará a parte diversificada com dois grandes eixos, uma parte obrigatória e outra mais interativa”, explicou a educadora.
Ela explica ainda que, a novidade acontecerá na parte vespertina, onde haverá um momento para que os alunos realizem as tarefas. “Serão realizadas também experiências de matemática, hora da leitura ou experiências textuais. Além de uma parte lúdica com artes, atividades de educação física com dança, teatro e expressão corporal e movimento e jogos e brincadeiras”, destacou.
De acordo com Frigo, está começando um processo de crescimento e qualificação na rede municipal. “Apresentamos aos pais o projeto piloto e foi muito bem aceito. Vamos implantar gradativamente em todas as unidades, pois o prazo do Plano Decenal Municipal de Educação é até 2024. Começamos dando os primeiros passos e com uma equipe qualificada da Educação será um sucesso. O projeto irá dar tranquilidade e segurança para os alunos e os pais”, salientou o prefeito.
Colaboração: Cris Freitas – Assessora de Comunicação de Nova Veneza
[soliloquy id=”206553″]