Nova Veneza inaugura nesta sexta-feira (4), durante a realização do 1º Seminário Regional Eficientização da Coleta Seletiva, projeto inédito que junto aos trabalhos realizados no município, pode fazer a cidade do Sul virar referência mundial.
“Estaremos inaugurando, às 11h20min, na escola municipal do bairro Bortolotto, o “Espaço Verde”, um equipamento para coleta de materiais recicláveis, desenvolvido em Criciúma e patenteado em mais de 50 países, sendo o primeiro coletor automatizado de resíduos com descarga aérea do mundo”, afirma o diretor presidente da Inventus Tecnologia & Projetos, Dirnei Ferri. Suas principais características, conforme o idealizador do protótipo, são a segurança ambiental, a longa vida útil do equipamento e a disponibilidade 24 horas por dia para receber os materiais recicláveis.
Segundo o prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, os frutos serão colhidos a partir da aceitação das pessoas, mudança de visão e comportamento diferenciado. “A consciência da separação do lixo deve partir de casa. É um projeto inovador pela tecnologia, economicidade, referência não só aqui, mas que pode fazer com que Nova Veneza e seus munícipes sejam exemplo no mundo. Também estamos fazendo um trabalho permanente de conscientização nas escolas e implantamos 36 pontos de coleta seletiva”, pondera o chefe do Executivo.
Em março mais cinco unidades da "Torre Verde" serão colocadas em funcionamento. Para Dirnei e seu sócio, Gustavo Custódio, proprietário da Iron Indústria e Comércio de Metais, além de aumentar a qualidade da prestação do serviço junto à comunidade, o projeto reduzirá o custo da coleta seletiva, aumentando a qualidade e quantidade dos resíduos coletados. "Posteriormente iremos expandir a ideia para outros municípios e transformar o Sul num polo de desenvolvimento de tecnologia”, afirmam.
Seminário Regional Eficientização da Coleta Seletiva
4/12- Sexta-feira
9 horas- Abertura do seminário no Teatro Municipal de Nova Veneza
9h10min- Palestra: Modelos de Coleta Seletiva e Política Nacional de Resíduos Sólidos com o Professor. Me. Mário Ricardo Guadagnin- Unesc
9h40min – Apresentação do Projeto Acafor Forquilhinha. Palestrantes: Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acafor)/ Fundação Ambiental de Forquilhinha
10h00- Coffee break
10h15min- Explanação do projeto Nova Veneza Reciclando Mais com o prefeito, Evandro Gava e o engenheiro ambiental, Juliano Dal Molin
10h35- Palestra: Redução de custos da coleta seletiva com base na eficientização operacional e utilização de novas tecnologias com Dirnei Ferri, Diretor Presidente da Inventus Tecnologia & Projetos.
11 horas- Encerramento
11h20min- Inauguração do Espaço Verde da Escola Municipal do bairro Bortolotto.
Funcionamento da Torre Verde
A coleta é feita com um caminhão caçamba e o acionamento é feito pelo motorista utilizando um controle remoto. Em apenas 45 segundos são coletados materiais recicláveis equivalentes a 1h20min de coleta seletiva convencional. A instalação será nas proximidades de uma escola. A unidade de ensino ficará responsável pela Torre Verde e pela educação ambiental da comunidade.
Em contrapartida, receberá parte do valor da venda dos materiais recicláveis que serão destinados a uma cooperativa de catadores. A fiscalização será feita pelo órgão ambiental da prefeitura através do Zelador de Bairro, que é um agente ambiental também responsável pela orientação, fiscalização e apoio a população em relação a correta separação e entrega dos materiais recicláveis na Torre Verde.
As metas do Projeto Torre Verde são o envolvimento da escola na educação ambiental, o engajamento da comunidade, a melhora da qualidade dos serviços, o aumento dos índices de reciclagem, a redução do lixo destinado ao aterro sanitário e redução de custos para a prefeitura.
Colaboração: Dani Niero / Assessoria Iron & Iventus
[soliloquy id=”159793″]