Educação

Nova Veneza apresenta projeto sustentável inédito no país

Materiais recicláveis e também especiais como livros, brinquedos, roupas, vidro, óleo de cozinha usado e pilhas e baterias podem ser depositados no Espaço Verde.

Nova Veneza inaugurou na última sexta-feira, 4, após a realização do 1º Seminário Regional de Eficientização da Coleta Seletiva, uma nova fase do programa Reciclando +. O projeto inédito “Torre Verde”, aliado aos trabalhos já realizados no município, pode fazer a cidade do Sul de Santa Catarina virar referência mundial.

A torre fica no chamado “Espaço Verde”, um local de entrega de matérias recicláveis e materiais especiais. Os pontos verdes, fixados ao lado da torre, recebem livros, brinquedos, roupas, vidro, óleo de cozinha usado e pilhas e baterias. Já na torre podem ser depositados os materiais recicláveis devidamente limpos e ensacados. “Eles não precisam ser separados por tipo, como papel, plástico ou metal, pois após a retirada são levados a um centro de triagem”, explicou o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Nova Veneza, Juliano Dal Molin.

Suas principais características, conforme o idealizador do protótipo, Dirnei Ferri, são segurança ambiental, longa vida útil e disponibilidade 24 horas por dia para receber os materiais recicláveis. A coleta é feita com um caminhão caçamba e o acionamento feito pelo motorista através de um controle remoto. Em apenas 40 segundos são coletados materiais equivalentes a 1h20 de coleta seletiva convencional.

Aliada a implantação da torre, ações como educação ambiental, compostagem e reciclagem nas escolas e pontos de entrega voluntária em todas as comunidades, farão da cidade um exemplo para a região. Segundo o prefeito Evandro Gava, os frutos serão colhidos no futuro. “É um projeto inovador pela tecnologia e economia que pode fazer com que Nova Veneza seja exemplo no mundo. Implantamos 36 pontos de coleta seletiva e trabalhamos pesado na educação, mas o sucesso depende também da população que terá que abraçar a causa”, comentou o chefe do Executivo.  Em março mais cinco unidades da Torre Verde serão implantadas na cidade.

Colaboração: Flávia Bortolotto/Assessoria de Comunicação

[soliloquy id=”160261″]