Geral

Nova turma de Bombeiros Comunitários é formada em Urussanga; VEJA VÍDEO

Turma com 16 integrantes, atuará em atendimentos nas cidades de Cocal do Sul e Urussanga. Empresário de Orleans, Delton Baggio é paraninfo pela terceira vez

Fotos: Adriano Ghellere/Portal Sul In Foco

O Corpo de Bombeiros de Urussanga apresentou na noite de sexta-feira (06), a 4ª turma do Curso Avançado de Atendimento à Emergências (CAAE). São 16 novos Bombeiros Comunitários que auxiliarão nos atendimentos de casos de urgência e emergência nas cidades de Cocal do Sul e, também Urussanga.

Fotos: Adriano Ghellere/Portal Sul In Foco

O curso iniciou com 25 inscritos. Destes, dois reprovaram e sete desistiram. Os demais 16 seguiram adiante e agora servirão os moradores das duas cidades “Atitude nobre destas pessoas que vêm trabalhar conosco de forma voluntária. Eles atuarão como agentes de prevenção também em meio a comunidade onde moram, além de estarem contribuindo conosco nas ocorrências rotineiras”, comentou o comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, capitão Renan Fernandes.

De um lado, familiares no espaço reservado a convite dos formandos da noite. Além do orgulho em presenciar a conquista, os presentes puderam ver o quanto os bombeiros comunitários são importantes para a sociedade, em especial no momento em que o setor de segurança pública no Estado carece de novos profissionais. “Não é segredo que encontramos um déficit de efetivo muito grande e há a necessidade da sociedade auxiliar o Corpo de Bombeiros. São seis meses de treinamento. Eles têm plena capacidade para atuarem em inúmeros atendimentos. Com o apoio dos Bombeiros Comunitários, pode ter certeza que o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros, se mantém na excelência do que fez a sua história ser uma instituição altamente reconhecida pela sociedade”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros de Urussanga, sargento Dione Matos.

Fotos: Adriano Ghellere/Portal Sul In Foco

A solenidade também contou com homenagens aos bombeiros que se destacaram durante o curso. Lideranças políticas municipais como os prefeitos de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, juntamente com a vice Aninha Scarpato e, o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancelier, militares e líderes religiosos também participaram da formatura.

Mas, entre eles, destacava-se também um parceiro especial dos bombeiros comunitários de Urussanga. O empresário orleanense Delton Baggio, o Carriola, se prontificou novamente a ser o paraninfo da turma. “É a terceira vez que me torno padrinho das turmas de Urussanga. Entendo que é muito importante o apoio a eles. Eles podem salvar a minha vida, como de amigos, parentes e desconhecidos de forma voluntária e precisam de apoio. Acredito que o Corpo de Bombeiros é algo que ninguém quer acionar, mas nos imprevistos são de extrema importância. Os empresários podem incentivar e aumentar essa rede de voluntariado que existe”, comenta Carriola.

[soliloquy id="268090"]

O processo de formação foi intenso. Cinco meses de curso avançado para se tornar um bombeiro comunitário. “Se torna um processo difícil para os alunos associar o tempo deles entre compromissos profissionais e particulares com o voluntariado, mas estão aí os 16 novos guerreiros, capacitados para atender a comunidade. Nobres pessoas que, voluntariamente, dispensam de parte do seu tempo para este trabalho. Trabalho de formação que também contou com a atuação do Sargento Lucas, assumindo a coordenação da parte final do curso”, enfatizou o instrutor e coordenador do curso, soldado Henrique Duarte.

BC Dirlei recebe a homenagem – Fotos: Adriano Ghellere/Portal Sul In Foco

Entre os formados, uma mulher demonstrou mais dedicação e foi nomeada a “bombeira 01” do curso. Dirlei Luíza Schug Bernardino recebeu os cumprimentos dos presentes e também foi homenageada. “A dedicação. Acredito que homens e mulheres tem a mesma capacidade. O que diferencia um do outro é a dedicação. Um pouco de sorte, responsabilidade e preparo físico, além do empenho nos estudos para a realizado das provas teóricas, tornaram a formada, a 01 do curso”, afirma Duarte.

Estimulado pelo irmão

Irmãos Wilker (E) e Wilian Virgínia de Oliveira (D) – Fotos: Adriano Ghellere/Portal Sul In Foco

O inspetor de qualidade de exportação de uma empresa cerâmica de Cocal do Sul, buscou motivação no irmão para ser Bombeiro Comunitário. Wilker Virgínia de Oliveira integra a nova turma formada. Ele é irmão mais novo do Willian de 33 anos, que já atua como Bombeiro Comunitário. “Vim na formatura dele e me chamou a atenção o curso realizado por ele. Vi o quão é importante e possível ajudar as pessoas dessa forma, servindo junto aos bombeiros. Me inscrevi e hoje estou formado”, comenta Wilker de 25 anos.

A intenção é formar ainda mais

Conforme o coordenador de cursos do Corpo de Bombeiros de Urussanga, Sargento Lucas, a intenção da corporação é intensificar a formação de novos bombeiros comunitários. “Neste ano a intenção é formar três turmas no CBAE e um de CAAE. Algumas pessoas ficaram de fora e este ano ofereceremos três oportunidades de ingresso no curso. Basta acompanhar nossas redes sociais e se inscrever”, lembra.

O facebook do Corpo de Bombeiros de Urussanga pode ser acessado neste link.

Veja vídeo da formatura

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Pedreiro de cemitério condenado por enriquecimento ilícito e venda casada de serviços em Urussanga

Os fatos aconteceram entre 2010 e 2012, quando o homem era responsável pela gestão do Cemitério Municipal de Urussanga

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.