Solenidade contou com a presença do vice-governador e demais autoridades.
A secretária de Estado da Justiça e Cidadania Ada De Luca e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira inauguraram nesta quinta-feira (1º/3), às 14h, a ala nova do Presídio Regional de Criciúma, no bairro Santa Augusta. No local funcionava a ala conhecida como antigo Galpão, que teve a estrutura abalada após dois incêndios.
“Com inaugurações como esta, conseguimos cumprir com uma de nossas inúmeras missões: implantar um sistema mais humanizado com a melhoria das condições gerais dentro das unidades prisionais e socioeducativas, garantindo acesso e à educação, sem esquecer da importância do trabalho diário dos agentes penitenciários, fundamental para o funcionamento do sistema”, enfatizou a secretária Ada De Luca.
O vice-governador Eduardo Pinho Moreira ressaltou a importância da inauguração de uma nova ala no presídio de Criciúma. "Isto mostra que precisamos investir cada vez mais no sistema penitenciário e socioeducativo, principalmente visando à ressocialização", sublinhou.
A nova ala, que teve um custo de R$ 3,8 milhões, tem 20 celas com capacidade para oito reeducandos por cela num total de 160 vagas distribuídas em uma área de 905,91 m² incluindo solário, duas oficinas e um parlatório (local destinado ao encontro entre advogados e presos).
De acordo com o gerente do Presídio de Criciúma Jovino Bagio Zanelato, o espaço das oficinas será destinado para aulas de computação, por meio de um convênio com a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), e cursos do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.
O Presídio Regional de Criciúma tem capacidade total de 490 vagas, cozinha, consultórios médicos e odontológicos e duas fábricas de lajotas que empregam mais de 40 presos, resultado de um convênio com a prefeitura municipal.
O trabalho de ressocialização também é incentivado fora do espaço prisional com a contratação de detentos para realizar trabalhos em delegacias da região e em obras de manutenção de estradas e rodovias em convênios a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).
Colaboração: Denise Lacerda/Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania
[soliloquy id=”1284″]