O Criciúma eliminou o Barra e está na grande final do Campeonato Catarinense 2024; Tigre vai disputar o título contra o Brusque
Foi no sufoco, mas o Criciúma se classificou para a final do Campeonato Catarinense. O Tigre recebeu o Barra neste domingo, dia 24, e venceu pelo placar de 2 a 1. Na primeira partida do confronto o Barra havia vencido o Tigre, de virada, pelo placar de 2 a 1 no Estádio Doutor Hercílio Luz, em Itajaí. Com isso, a partida foi decidida nos pênaltis no Estádio Heriberto Hülse e a equipe Carvoeira saiu vencedora.
Sem Marquinhos Gabriel (machucado), Wilker Ángel (convocado para a Seleção Venezuelana) e com três atacantes, o time do técnico Cláudio Tencati iniciou a partida com Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Higor Meritão, Fellipe Mateus; Renato Kayzer, Eder e Felipe Vizeu. Já o Barra do técnico Eduardo Souza começou com Ewerton; Muriel, Wesley Matos, Gabriel Jesus e DG; Roldan, Elton e Emerson Junior; Matheus Carvalho, Alex Henrique e Marcelinho.
Primeiro tempo
Logo no primeiro minuto, o meia Fellipe Mateus tentou o cruzamento dentro da área e a bola passou por todo mundo, sem desvio. Aos quatro minutos, Felipe Vizeu recebeu cruzamento dentro da área, dominou e chutou em cima da zaga do Pescador.
Aos cinco minutos, Eder recebeu na entrada da área, chutou forte e o goleiro fez ótima defesa. O primeiro gol do Tigre foi poucos segundos depois com Fellipe Mateus. O lateral Claudinho fez ótimo cruzamento na segunda trave para Marcelo Hermes, que cabeceou para a pequena área e Fellipe Mateus cabeceou forte, sem chances para o goleiro.
O Criciúma continuou pressionando a equipe do Barra e, aos 13 minutos, Claudinho fez novo cruzamento e Vizeu tentou o chute de primeira, mas a bola saiu para a linha de fundo. A primeira chance do time visitante foi com Elton, aos 18 minutos, quando tentou chutar de fora da área e a bola pegou na zaga. Pouco segundos depois, Gabriel Jesus recebeu cruzamento na pequena área, dominou e chutou para ótima defesa de Gustavo.
Aos 24 minutos, Claudinho e Fellipe Mateus fizeram boa troca de passes pelo lado direito do ataque, Meritão recebeu a bola dentro da área e chutou em cima da zaga adversária. Dois minutos depois, Vizeu arriscou de longe e a bola passou longe do gol, sem perigo para Ewerton.
O segundo gol do Tigre aconteceu aos 36 minutos. Meritão fez bom lançamento na área, Vizeu disputou com o zagueiro e a bola sobrou para Kayser que chutou forte, no fundo da rede. O lance chegou a ser anulado pelo auxiliar e o VAR entrou em ação e confirmou o gol.
O Barra descontou no final da primeira etapa, aos 46 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola foi desviada na primeira trave e Wesley Matos não precisou nem pular para cabecear a bola dentro do gol.
Segundo tempo
Logo nos primeiros 30 segundos da primeira etapa, a equipe do Barra assustou a torcida Carvoeira. Elton arriscou um chute colocado e a bola passou perto do gol. Aos 14 minutos, Marcelo Hermes cruzou na área e Eder cabeceou fraco para a defesa do goleiro do Barra.
Dois minutos depois, a zaga do time visitante bateu cabeça e a bola sobrou para Meritão dentro da área, que chutou para a defesa de Ewerton. No restante do jogo, as duas equipes tiveram oportunidades, mas ninguém conseguiu converter em gols. Com o resultado de 3 a 3 no agregado, a partida foi decidida nos pênaltis.
Gustavo: herói Carvoeiro
Sem surpresas, o Gustavo foi o nome da disputa dos pênaltis mais uma vez. A disputa iniciou com DG e Fellipe Mateus, ambos converteram. Na sequência, Tiago Santos e Barreto perderam as cobranças. Adilson Bahia e Claudinho converteram. Após isso, Álvaro foi para a cobrança para o Barra e Gustavo fez a segunda defesa da noite. Com a vantagem, Marcelo Hermes e Eder converteram e classificaram o Tricolor para a Final do Campeonato Catarinense.
FICHA
Campeonato Catarinense – Semifinais – Jogo de volta
Domingo (24/03) – 16h – estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
CRICIÚMA
Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Higor Meritão (Barcia), Fellipe Mateus; Renato Kayzer (Adriano), Eder e Felipe Vizeu (Eduardo Mello). Técnico: Cláudio Tencati
BARRA
Ewerton; Muriel, Wesley Matos, Gabriel Jesus e DG; Roldan, Elton (Gelson) e Emerson Junior (Guedes); Matheus Carvalho (Álvaro), Alex Henrique (Adilson Bahia) e Marcelinho (Thiago Santos). Técnico: Eduardo Souza
Arbitragem: Ramon Abatti Abel (FIFA); Auxiliares: Alex dos Santos e Eder Alexandre. VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira.
GOLS: Fellipe Mateus (5/1T), Kayser (36/1T) (C); Wesley Matos (46/1T) (B)
Cartões Amarelos: Wesley Matos (12/2T) (B)
Cartões Vermelhos: não houve
Público: 15.028
Renda: R$ 285.580,00
Com informações do TNSul