Geral

No Dia mundial Sem Tabaco, Governo de Lauro Müller ressalta apoio à quem quer deixar de fumar

O governo municipal oferece tratamento contra o tabagismo através de grupos de apoio.

Foto: Divulgação/Governo de Lauro Müller

Em Lauro Müller, o governo municipal desenvolve ações para ajudar as pessoas que querem deixar de fumar e vencer o vício do tabagismo. Durante todo o ano, o Grupo de Apoio ao Tratamento do Tabagismo está disponível para ajudar os cidadãos que fumam. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O Grupo é importante já que, no Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência da nicotina, 56,9 bilhões de reais são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e perda de produtividade e 156.216 mortes anuais poderiam ser evitadas. Através do Grupo de Apoio é desenvolvido um trabalho com o objetivo de auxiliar as pessoas que desejam abandonar o vício.

No Grupo, o fumante irá encontrar palestras com materiais de orientação e técnicas que contribuem para que a pessoa deixe de fumar. Adesivos de nicotina, pastilhas e ansiolítico, através de prescrição médica, são repassados aos integrantes do grupo para que supra inicialmente a vontade de voltar a fumar. Além das psicólogas, o grupo é orientado também por profissionais da área odontológica e nutrição.

O Grupo de Apoio do Governo de Lauro Müller está de acordo com a iniciativa da Organização Mundial de Saúde, que criou em 1987 o Dia Mundial Sem Tabaco. Todos os anos no dia 31 de maio várias ações alertam sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Este ano o tema definido é “Tabagismo e saúde dos pulmões”. O tema é transversal e tem implicações em outros processos globais, como os esforços internacionais para controlar doenças não transmissíveis (DNTs), tuberculose e poluição do ar. A campanha do Dia Mundial Sem Tabaco é uma oportunidade de engajar todos os setores da sociedade e, além disso, capacitar os países para fortalecerem a implementação do plano de medidas para conter a epidemia do tabagismo.

Com a atuação durante todo o ano, o Grupo de Apoio já ajudou muitas pessoas a se tratarem e deixarem o vício de fumar. Um exemplo de perseverança e força de vontade, é a ex-fumante Zilma Hoffmann, de 64 anos. A içarense fumou por 40 anos uma carteira e meia por dia de cigarros. Após participar do grupo no município de Lauro Müller, a mulher conseguiu deixar o vício do tabaco e hoje leva uma vida mais saudável.

“Eu fumava há 40 anos uma carteira e meia por dia. Eu tinha uma tosse crônica e sentia muito cansaço. O médico me falou que eu teria que parar de fumar. Tentei parar sem ajuda, consegui ficar por algum tempo, mas voltei a fumar. Participei do grupo de tabagismo em outubro de 2018 e fiz uso somente de adesivo. As palestras com a psicóloga me ajudaram muito. Estou há sete meses sem fumar e não sinto mais vontade. O cigarro não faz mais parte da minha vida”, conta Zilma.

Ela também ressalta o que mudou na sua vida após deixar de fumar. “Sinto gosto da comida, sinto cheiro das coisas, minha vida mudou totalmente. A pessoa tem que querer e ter muita força de vontade, mas o grudo ajudou demais. Agradeço a equipe do NASF e recomendo que quem quiser parar de fumar participe do grupo”, inventiva.

Assim como Zilda, qualquer fumante também pode participar do Grupo de combate ao tabagismo. No município de Lauro Müller, a Secretaria de Saúde através do Núcleo de Saúde da Família (NASF) em parceria com as Unidades de Saúde ofertam grupos voltados para as pessoas que queiram deixar de fumar. São realizados grupos em quatros sessões, sendo uma sessão por semana. São realizadas palestras com os profissionais do NASF e auxílio com medicação e adesivos que são ofertados através do Ministério da Saúde. Os interessados deverão procurar a unidade de saúde do seu bairro.

A ajuda para parar de fumar é importante, porque o fumante sofre de dependência química. Isso significa que, quando alguém tenta deixar de fumar, ele se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento e isso pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. O grupo fortalece a vontade da pessoa de deixar de fumar e ajuda a lidar com os desconfortos durante o processo de abstinência.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Psicologia auxilia no combate ao tabagismo

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Governo de Lauro Müller inicia obras para pavimentação asfáltica na rua Prefeito Benjamin Bittencourt Barreto

Serão pavimentados 3.989 metros quadrados da via, dentro do projeto de revitalização asfáltica que vem sendo realizada em todo o município.

Incêndio atinge estufa e produtor perde 10 toneladas de fumo em Lauro Müller

Fato ocorreu em uma propriedade da comunidade de Itanema. Prejuízo estimado é de aproximadamente R$ 200 mil.