Conforme a Defesa Civil, o frio em SC ocorre devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco; além disso, o órgão confirma que a terça-feira (28) é o dia mais frio do ano
Santa Catarina acordou com as temperaturas baixíssimas e, conforme a Defesa Civil, esta terça-feira (28) deve ser o dia mais frio do ano, devido ao avanço de uma massa de ar frio que provoca declínio acentuado nos termômetros.
O órgão aponta que as temperaturas devem oscilar entre 3°C e 7°C durante a manhã na região do Grande Oeste e os planaltos. Nos pontos mais altos da Serra catarinense, ficarão negativas.
Além disso, os ventos causados por um ciclone extratropical em alto mar deve diminuir a sensação térmica, intensificando a sensação de frio. A Defesa Civil revela que o frio deve persistir ao longo da semana, até a quinta-feira (30).
Frio em SC será intenso nesta terça-feira
O giro do ciclone extratropical no mar, na região do Rio Grande do Sul, desloca umidade para o continente e deixa a presença de nuvens nas áreas de divisa com Santa Catarina.
Nas demais regiões, a Defesa Civil sugere que o sol deverá aparecer entre as nuvens.
O órgão afirma que a aproximação de uma massa de ar seco e frio que avança da Argentina, e a maior cobertura de nuvens, deixam as temperaturas baixas.
As máximas estarão entre 6°C e 10°C no planalto Sul e Meio Oeste, de 16°C a 20°C no litoral e entre 10°C e 13°C nas outras regiões.
A Defesa Civil ainda alerta para que, devido ao frio intenso, há risco baixo a moderado para o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Com informações do ND+