Trabalhar as habilidades intelectuais dos alunos e a formação dos conceitos matemáticos de forma prazerosa e divertida. Buscando este propósito que a professora do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Theóphilo Cassemiro de Içara, Maria Helena Costa Réus, encontrou no ábaco o instrumento para educar as crianças na composição do sistema numérico e cálculos de adição e subtração.
Conforme a professora, para construir o ábaco (antigo instrumento de cálculo) a turma utilizou barra de sabão, palitos de churrasco colorido e mangueira de silicone cortada em pedacinhos. “Sabendo-se que o aluno está em pleno desenvolvimento de suas habilidades intelectuais, mas ainda precisa do material concreto para formar seus conceitos matemáticos, encontramos no ábaco o grande desafio de usá-lo na composição do sistema numérico, bem como na adição e subtração. Os alunos aprenderam de forma prazerosa e divertida. A aula foi tão produtiva que filmamos o aprendizado”, conta Maria Helena.
Para Ana Beatriz Guessi de Souza, de sete anos, foi divertido construir o ábaco. “Foi divertido, gostei muito do ábaco. Uso em casa para fazer as tarefinhas”. “Aprendi o que é unidade, dezena e centena e adorei construir o objeto que eu mesma fiz e uso para fazer continhas”, diz Emanuelly de Matos Rocha, também com sete anos. “É legal e eu consegui fazer 64 números diferentes em 20 minutos”, conta Vitor Gregório de Assunção
Para a diretora, Giovana Borges “atividades como está certamente ficarão registradas na memória dos alunos e o conteúdo será aprendido e elevado para o resto da vida”.
Ábaco – é uma espécie de contador mecânico para fazer cálculos. Um instrumento muito simples, usado para diversas operações aritméticas tais como a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão, e ainda na resolução de diversos problemas com frações e raízes quadradas.
Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI
[soliloquy id=”65512″]