O nível do rio Tubarão está baixando gradativamente, conforme a Defesa Civil municipal. Segunda-feira, o órgão teve três chamados de ocorrências, enquanto ontem houve apenas um. Contudo, não foram casos graves.
De acordo com a prefeitura de Tubarão, os quatro chamados foram referentes a deslizamentos, todos sem riscos a residências ou pessoas. Os casos foram registrados no Passo do Gado, São Raimundo, Km 60 e Sombrio, afirma o órgão, mas sem alterações significativas.
Apenas na segunda-feira à noite, com a informação de transbordamento das águas da Madre, muitas pessoas ficaram assustadas, marca da enchente de 1974.
No Estado, o novo relatório da Defesa Civil de Santa Catarina aponta que 90 cidades foram prejudicadas, até o momento, pelas chuvas dos últimos dias. São 28.698 pessoas afetadas, sendo que 21.260 estão desalojadas (transferidas para casas de parentes ou amigos) e 2.346 desabrigadas (atendidas em abrigos públicos). O número de residências atingidas chegou a 8.698.
O alerta é maior para as cidades das regiões do Oeste, Planalto Serrano e Vale do Itajaí. Equipes da Defesa Civil estadual, em parceria com as unidades municipais e outros órgãos, como os batalhões dos bombeiros, estão trabalhando constantemente em atendimento às situações de emergência.
Com informações do Jornal Diário do Sul