O portal ND Mais conversou com o meteorologista Piter Scheuer, que contou quais as motivações de SC ter amanhecido com a presença de nevoeiros em todas as regiões
Os nevoeiros marcaram presença na maioria das regiões de Santa Catarina, especialmente nos vales, durante o amanhecer desta quarta-feira (12). Apesar disso, o céu deve mudar durante o dia.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, os nevoeiros são marítimos, que ocorrem devido ao ar quente em união com a água gelada, que favorecem as nuvens do tipo estratiformes e restringem a visibilidade.
O especialista aponta as regiões catarinenses estão sofrendo com os efeitos do veranico e isso contribui para os dias serem mais aquecidos, enquanto, em contrapartida, a água do oceano fique mais gelada.
Além disso, Scheuer indica que os ventos são calmos, que contribui para a transformação de neblina ou nevoeiros marítimos, que restringe a visibilidade.
Mas dá para notar a diferença com nevoeiro?
Para relembrar os dias amenos, o Portal ND Mais fez uma comparação de um dia sem nevoeiro e um dia com o fenômeno ativo. Confira abaixo!
Após o nevoeiro, o sol deve voltar predominante nesta quarta-feira, devido à presença de uma massa de ar quente e seca.
Confira as temperaturas durante a quarta-feira
Segundo a Defesa Civil, as temperaturas mínimas ficam entre 12°C e 15°C do extremo Oeste aos planaltos e variam de 16°C a 20°C no litoral e Vale do Itajaí.
Enquanto isso, no período da tarde, as máximas surgem com temperaturas entre 27°C e 30°C na maioria das regiões, podendo chegar aos 32°C em pontos do litoral e Oeste catarinense.
Os ventos devem soprar de quadrante Norte e com intensidade fraca. Além disso, não há risco para ocorrências meteorológicas.
Com informações do ND+