Política

Nenhuma chapa se inscreveu ainda para as eleições em Tubarão; prazo encerra nesta sexta

De acordo com a assessoria da Câmara Municipal de Tubarão até o fim desta manhã de sexta-feira (4), nenhuma chapa concorrente aos cargos de prefeito e vice foram apresentadas

Foto: Divulgação

Tubarão se aproxima de uma data história: no próximo dia 7 de agosto a cidade irá nomear os novos prefeito e vice através das eleições indiretas. O prazo para a inscrição oficial das chapas encerra nesta sexta-feira (4). Diante de poucas horas que finda o processo de inscrição, nenhuma chapa foi apresentada até o momento.

A informação foi confirmada via assessoria da Câmara de Vereadores de Tubarão. As inscrições poderão ser recebidas até às 19h de hoje. Após a finalização do prazo, em até 72h serão publicadas as candidaturas no Diário Oficial da Câmara. O candidato que por ventura for impugnado, terá 20h para apresentar defesa após notificação. As informações são do Portal ND+.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Segundo a assessoria a resolução do processo eleitoral, não apresenta normativa prevista em caso de carência das inscrições. Mesmo sem confirmação, há possibilidade, nesta situação, de o presidente do plenário abrir um novo prazo.

A eleição indireta é inédita em Tubarão. O processo foi oficializado em 10 de julho, quando o ex-prefeito Joares Ponticelli (PP) e o vice Caio Tokarski (União Brasil) renunciaram aos mandatos. Os líderes políticos estavam no último ano da segunda gestão à frente do executivo. Ambos foram presos em 14 de fevereiro deste ano na Operação Mensageiro.

O TJSC concedeu liberdade provisória a Ponticelli no dia 29 de junho, ele segue monitorado com tornozeleira eletrônica. A Justiça chegou a ventilar o possível retorno de Ponticelli ao presídio, mas nenhuma confirmação foi despachada até agora. Tokarski segue preso.

Sobre os candidatos a eleição indireta

Os candidatos devem atender alguns pré-requisitos eleitorais:

– Ter nacionalidade brasileira;

– Possuir pleno exercício dos direitos políticos;

– Alistamento eleitoral;

– Domicílio eleitoral em Tubarão por pelo menos seis meses;

– Ter filiação partidária há, no mínimo, seis meses;

– Idade mínima de 21 anos;

– Ser alfabetizado.

A eleição indireta irá ocorrer dia 7 de agosto na Câmara de Vereadores de Tubarão às 19h. A eleição será realizada com votação nominal e aberta por maioria simples do plenário.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações Portal ND+