Após o final da guerra mexicano-americana (1846 – 1848), os Estados Unidos adquiriram do México uma parte de seu território no ano de 1853, fato que ficou conhecido como Compra Gadsden.
Tudo começou depois que a guerra travada entre o México e os Estados Unidos terminou. Nesse tempo, ainda estavam a resolver questões relacionadas ao limite de seus territórios. Os EUA tinham muito interesse em comprar uma grande área ao norte do México com o intuito de construir ali futuramente uma ferrovia. Jefferson Davis, então secretário de guerra, conseguiu convencer o presidente do país, Franklin Pierce, a adquirir essa área. Ele então mandou o diplomata estadunidense James Gadsden para negociar com o presidente mexicano Antonio López de Santa Anna.
A compra foi oficializada por 10 milhões de dólares, o que atualmente vale em torno de 325 milhões de dólares. O tratado tinha ainda uma parte que permitia aos Estados Unidos a construção de um canal transoceânico através de uma parte estreita do México conhecida como Istmo de Tehuantepec, porém o país nunca utilizou esta área. Primeiramente, a ideia dos Estados Unidos era comprar um território muito mais amplo do que foi acordado no final, abrangendo mais estados mexicanos. Entretanto, enfrentou oposições tanto do governo do México quanto de senadores estadunidenses.
A compra do território gerou indignação no povo mexicano, que julgou a atitude do presidente Antonio como traição à pátria, o que culminou no fim de sua carreira política. Com os territórios em suas mãos, os Estados Unidos deram início à construção da ferrovia, o que era de extrema importância para o desenvolvimento econômico da parte oeste do país.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Compra Gadsden. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Compra_Gadsden Acesso em 30 dez. 2024.