Segurança

Naufrágio em Laguna: condutor de lancha é indiciado pela morte de vereador e dois ocupantes

Investigação concluiu que o condutor da embarcação agiu de maneira imprudente e causou o homicídio culposo de três amigos

Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu o inquérito que investigava o naufrágio de uma lancha, ocorrido no canal da barra, em Laguna, no Sul catarinense, em 14 de janeiro deste ano. Na época, três pessoas morreram, entre elas, o vereador em Caçador Ricardo de Moraes Barbosa, de 48 anos, e seu filho de 26 anos.

Segundo as investigações, na tarde daquele dia, um homem de 34 anos, natural de Tubarão, conduzia a lancha pelo canal de acesso ao porto da cidade com mais seis ocupantes. Em certo momento, apesar das condições náuticas e meteorológicas adversas, o condutor teria optado por sair com a embarcação ao mar aberto.

Durante a saída do canal, conforme a polícia, ele adotou manobra equivocada com a lancha e foi surpreendido por uma série de ondas, as quais atingiram a embarcação e ocasionaram seu naufrágio. O condutor e mais três dos ocupantes foram resgatados com vida.

Porém, outros dois ocupantes, o vereador Ricardo e amigo Deyvid Fernandes foram a óbito ainda no local. Já o filho do parlamentar, o personal Michel Ricardo de Moraes Barbosa, ficou desaparecido por 20 dias. O seu corpo só foi encontrado em 3 de fevereiro boiando em alto mar, na altura de Passo de Torres, no Extremo-Sul catarinense.

A investigação ainda indicou que o condutor da lancha agiu de maneira imprudente e causou o homicídio culposo de três amigos. Assim, ao final do inquérito policial, o homem foi indiciado pela prática de homicídios culposos em concurso formal. O procedimento policial foi encaminhado ao Poder Judiciário e aguarda manifestação do Ministério Público.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Barco pesqueiro bate em pedras e encalha em Garopaba

Os 18 tripulantes foram socorridos quando perceberam a embarcação afundar.

Barco de pesca desaparece no mar, próximo ao litoral de Imbituba

O fato foi comunicado por amigos do pescador na manhã desta segunda-feira (29). Embarcações da Marinha do Brasil, botes do Corpo de Bombeiros de Laguna, Imbituba e o helicóptero da Polícia Militar de Criciúma atuam nas buscas.

Naufrágio no Pará: Buscas aos desaparecidos vão para 5º dia

Foram confirmadas 22 mortes até noite deste domingo. Não há confirmação de quantas pessoas ainda estão desaparecidas, já que barco era clandestino.

‘Ouvimos gritos assustadores’, diz agricultor que salvou trabalhadores de naufrágio

Oito trabalhadores estavam no barco que naufragou no Rio Uruguai, em Paial, no Oeste de Santa Catarina, na noite de segunda-feira (28)