Segundo a PRF, foi o dobro do registrado no ano passado, 8 mil pessoas. Aduana de Dionísio Cerqueira, no entanto, não fiscaliza multas.
A aduana de Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense, registrou na primeira semana de 2016 a entrada de 16 mil turistas, a maioria argentinos. No ano passado, no mesmo período, transitaram a metade de turistas, 8 mil. A previsão da Polícia Federal – PF é que, até o final do mês, 60 mil entrem no estado.
O principal destino deles são as praias de Santa Catarina, conforme o site G1 SC. "Vamos ficar dez dias, mais ou menos. Vamos passar na praia. Gosto muito, todos os anos voltamos", disse o comerciante Ricardo Acchiardi, que vai para Bombinhas
"As praias são muito belas, ainda mais quando estamos nelas, aí ficam ainda mais belas", brinca a escrivã Natalia Martinez."A gente busca uma praia sossegada, não tanto como a ilha de floripa, que vai muita gente", diz o professor Alexandro Fonseca.
Fiscalização e multas
No ano passado, das 6.834 multas de turistas argentinos, apenas 144 foram pagas, o que equivale a 2%. A Polícia Rodoviária Federal – PRF culpa a impunidade à falta de efetivo. O posto mais próximo da fronteira fica a 50 quilômetros, em Guaraciaba.
O autônomo Hector Calvo diz que prefere manter a prudência. "Não, não tive nenhuma multa. Fomos respeitando todas as indicações para voltar tranqüilo, respeitar todas as regras então não tem incoveniente com ninguém", conta.