Pais, alunos, professores e funcionários estão realizando, desde segunda-feira, um mutirão na escola estadual Oswaldo Pinto da Veiga, em Capivari de Baixo. Cerca de 15 pessoas estão na atividade, cujo objetivo é organizar a unidade para o retorno às aulas, na segunda-feira. A comunidade aguardava há sete anos a conclusão do novo prédio.
De acordo com a mãe de um aluno, Simone Alves Guarezi, os voluntários estão fazendo limpeza e colocando a nova mobília no local. “Estamos mobilizados para organizar toda a escola para o retorno das atividades. Tivemos que fazer um mutirão e precisamos terminar tudo até sexta-feira, para a volta às aulas na segunda”, explica.
Em dezembro do ano passado, uma manifestação foi realizada para que o governo do Estado conseguisse entregar a escola para o ano letivo de 2017. “A ADR cumpriu com a palavra e conseguiu entregar este ano. Esperamos por sete anos, tempo em que os alunos ficaram alocados num local provisório. Agora, com o prédio novo, estamos engajados para fazer a limpeza e mudança”, reforça Simone.
Segundo ela, escola e comunidade precisam caminhar juntas. “Meu papel como mãe é ajudar, estar presente todos os dias, o ano todo. Os pais precisam participar e se engajar pela escola dos filhos.”
Com a construção do novo prédio, a escola pode atender 150 alunos a mais do que anteriormente. A unidade deve iniciar o ano letivo com uma média de 420 estudantes.
“A Oswaldo Pinto da Veiga está pronta para iniciar as atividades no novo prédio, assim como a escola de Campos Verdes, em Jaguaruna”, acrescenta o secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Nilton de Campos.
Com informações do Jornal Diário do Sul