Saúde

Mutirão de reconstrução mamária será neste fim de semana no Hospital São José

Mutirão de reconstrução mamária será neste fim de semana no Hospital São José

Foto: Katia Farias / Comunicação Hospital São José

Durante todo o mês de outubro, inúmeras atividades foram desenvolvidas no Hospital São José, de Criciúma, com o intuito de conscientizar as pessoas a respeito do combate ao câncer de mama. Finalizando estes trabalhos, neste fim de semana, será realizada uma nova edição do mutirão de reconstrução de mama pelo SUS, por meio de uma equipe de cirurgia plástica.

Quatro mulheres que tiveram câncer de mama foram selecionadas para passar pelo procedimento. A compra das próteses foi possível devido ao apoio da Empresa Ufo Way, de Criciúma. As cirurgias serão realizadas com mulheres que já passaram pela mastectomia para tratar o câncer de mama. Porém, por algum motivo, não conseguiram fazer a reconstrução.

Procedimentos de reconstrução de mama ocorrem  regularmente no hospital. Neste ano, já foram realizadas 16 cirurgias. No Hospital São José, os médicos cirurgiões plásticos Dr. Fabrício Justi Kalô (CRM 11874/RQE5796) e Dra. Fernanda Carboni Buss Porto Leite (CRM 16962/RQE 14762) são parceiros neste mutirão.

“As pacientes foram selecionadas a partir de listas de espera da Secretaria Estadual de Saúde, obedecendo ao critério cronológico. Ou seja, pacientes que aguardam há mais tempo pela reconstrução tiveram preferência. A partir daí, foram chamadas e avaliadas por critérios clínicos para decidir qual a melhor técnica de reconstrução e a possibilidade de inclusão no mutirão”, ressalta o especialista.

Segundo o cirurgião, a reconstrução é algo muito importante para vida da paciente, pois significa o fim do tratamento. “Com a reconstrução da mama, a mulher vai esquecer toda dor e sofrimento que viveu, quando precisou amputar parte do corpo. O câncer passa a ser página virada na vida delas e podem voltar à vida normal, com cicatrizes, mas com a sua identidade como mulher restabelecida”, finaliza Kalô.

Colaboração: Katia Farias / Comunicação Hospital São José

Notícias Relacionadas

Laserterapia será o novo método de tratamento usado pelo SUS de Criciúma

O evento de lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (9), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris

Quimioterapia: jovem tubaronense consegue tratamento na Justiça

Equipamento inédito que identifica dor e produzido com apoio do Governo de SC é apresentado em Brasília

Através de um software e tecnologia avançada, o ReitzScan identifica, avalia e quantifica a dor em três estágios: suave, moderada ou severa.

Uma luta para não perder a visão