Estudo analisou 1.380 sequenciamentos de todas as regiões do Brasil, coletados entre maio e junho
Uma mutação da variante Gama do coronavírus, que é a mais predominante no Brasil, foi identificada em amostras de seis estados, entre eles, Santa Catarina. A nova cepa, chamada de Gama Plus, foi encontrada em uma pesquisa do projeto científico Genov, da rede de saúde integrada Dasa.
O estudo analisou 1.380 amostras de todas as regiões do Brasil, coletadas entre maio e junho deste ano. A grande maioria (95%) era da linhagem Gama. No entanto, 11 dos sequenciamentos amostrais de maio apresentaram a mutação P681H. A cepa foi encontrada em Goiás (5), Tocantins (2), Santa Catarina (1), Paraná (1), Mato Grosso (1) e Ceará (1).
Também foi encontrado um caso coletado em maio de variante Gama no Rio de Janeiro, com a mutação P681R, típica da variante Delta do coronavírus.
— Ainda que sejam números referentes aos meses de maio e junho, são de grande importância epidemiológica pois nos ajudam a entender o comportamento e a evolução das variantes no Brasil. São achados que reforçam nossa percepção de que não devemos minimizar o risco que as variantes importadas para o nosso país, como a Delta — disse à revista Veja José Eduardo Levi, coordenador do Genov e virologista da Dasa.
*Com informações de GZH / NSCTotal