Conhecida por sua bela arquitetura e acústica sensacional, a famosa sala de concertos Musikverein foi fundada em 6 de janeiro de 1870, no centro de Viena, capital da Áustria.
Sua construção foi realizada pela Sociedade dos Amigos da Música (Gesellschaft der Musikfreunde), com o terreno doado pelo então imperador da Áustria, Francisco José I, e com um projeto desenvolvido pelo arquiteto dinamarquês Theophil Hansen. Possui uma sala principal chamada “Großer Musikvereinssaal”, que conta com 48 metros de comprimento, 19 metros de largura e 18 metros de altura. Ela pode comportar até 1.744 pessoas sentadas, além de possuir espaço disponível para mais 300.
Quando foi construído, o grande salão possuía um órgão de tubos históricos desenvolvidos pelo construtor alemão Friedrich Ladegast, sendo que o primeiro recital foi promovido em 1872 pelo compositor austríaco Anton Bruckner. Em 1907, o instrumento foi substituído por outro feito pela empresa austríaca Rieger Orgelbau, que foi reconstruído em 2011. Depois de mais de 130 anos, em 2001, o local ainda recebeu uma reforma e um programa dedicado à renovação, o que fez com que ganhasse novas salas para ensaios.
Atualmente, é considerada uma das três mais belas casas de concertos do mundo e é a sede da Orquestra Filarmônica de Viena, recebendo anualmente muitos eventos e concertos ao longo do ano, com destaque principal para o Concerto de Ano Novo, que atrai muitos amantes da música clássica.
Fontes consultadas:
WIKIPÉDIA. Musikverein. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Musikverein Acesso em 06 jan. 2025.
WIKIPÉDIA. Musikverein. Disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Musikverein Acesso em 06 jan. 2025.