Muitos moradores de Tubarão e região não sabem a riqueza que a Cidade Azul possui. O município tem em seu museu ferroviário o maior acervo de máquinas, locomotivas e documentos datados desde o século 19. Porém, muito da história do país está guardada 'a sete chaves' no museu localizado no bairro Oficinas.
“A estrutura está ficando pequena pela demanda de objetos, máquinas e documentos que temos. Queremos trabalhar junto com a comunidade, não somente a tubaronense, mas da região sul, para que possamos fazer um projeto e executá-lo para a construção, ampliação e implantação do local. Queremos adequá-lo e oferecer um serviço de excelência para a população”, esclarece a técnica do museu, Adriana Silva de Souza.
Em Tubarão, há 28 locomotivas, 23 a vapor com nacionalidades distintas, a mais antiga é do ano de 1900. “O espaço atrai muitos estrangeiros, infelizmente as pessoas que moram próximas não conhecem o local. A comunidade do sul precisa apreciar esse espaço que faz parte da história de Tubarão, de Santa Catarina e também do Brasil, uma vez que nossos documentos e objetos vêm de diversas partes do nosso país”, ressalta. A ferrovia tubaronense é datada desde 1884 e, neste ano, as viagens de trem iniciarão a partir de maio com passeios uma vez por mês. O primeiro deles sairá de Tubarão com destino ao bairro Barbacena, em Laguna.
Com informações do jornal Notisul