Em maio deste ano, o Museu ao ar livre, participará da 12ª Semana Nacional de Museus
Nem mesmo o título dado pelos apreciadores da história, como primeiro museu ao ar livre da América Latina, chama a atenção da população quando se fala em visitações do Museu ao ar livre de Orleans. Em 2013, apenas 8.746 pessoas estiveram no local, sendo que três mil, foram grupos escolares.
Fundado em 1980, pelo Padre João Leonir Dall´Alba, o museu é considerado uma réplica perfeita de como viviam os primeiros imigrantes de Orleans e região. Uma diversidade de povos que aqui chegaram e fizeram de Orleans, uma cidade próspera.
Conforme a diretora do museu, Valdirene Böger Dorigon, o número de visitas se comparado com outros museus ou centros históricos é considerado baixo. “Sabemos que o nosso museu é referência em toda região. São visitas de vários estados e até outros países. Mas não chega a ser um número tão expressivo”, relata.
Na busca por um atrativo a mais, a diretora informa que exposições temporárias e atividades educativas são destinadas à população. “Escolhemos alguns temas relevantes da nossa história e destinados esse tipo de conhecimento às escolas e o povo em geral”, afirma.
Em maio deste ano, o Museu ao ar livre, participará da 12ª Semana Nacional de Museus. O programa é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, com a finalidade de comemorar o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. “O tema escolhido para esse ano é: Museus: as coleções criam conexões. Então, estamos preparando coleções de gêneros variados. Vai ser bem interessante”, pontua.
O museu ao ar livre conta com 13 casas abertas para visitação. Algumas delas estão em reforma. “Estamos restaurando uma roda d’água. O trabalho deve ser feito com cautela e profissionais especializados. A Casa de Pedra também precisa de manutenção no assoalho. Isso tudo, para dar total segurança aos visitantes”, finaliza Dorigon.
O museu é aberto de terça a domingo. Os horários de terça a sexta-feira funcionam das 9hs às 12hs e das 13h30min às 18hs. Sábados e domingos são das 9hs às 18h30min. Uma taxa é cobrada aos visitantes, R$ 3 reais por pessoa. Idosos e crianças pagam meia entrada.
[soliloquy id=”54773″]