Nas últimas 24 horas, Praia Grande teve uma precipitação acima de 60 milímetros
As últimas 24 horas foram de chuva intensa no Sul e no Extremo Sul de Santa Catarina. No entanto, a previsão aponta que a precipitação deve seguir e, inclusive, intensificar-se durante os próximos dias. A Defesa Civil alerta para algumas recomendações importantes (confira abaixo).
Chuva intensa nos municípios do Sul e do Extremo Sul de SC
Praia Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina, registrou mais de 60 milímetros nas últimas 24 horas. Outras cidades também tiveram um volume alto: Jacinto Machado, com 54 mm; Timbé do Sul, com 53 mm; Nova Veneza, com 50 mm; e, por fim, Siderópolis, com 40 mm.
Segundo a Defesa Civil, entre a madrugada e a manhã de quinta-feira (2), uma frente fria deve se aproximar de Santa Catarina. Com isso, a expectativa é que haja um aumento expressivo de chuva em todas as regiões, sobretudo, as áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Há possibilidade de temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual granizo em todo o território catarinense. A Defesa Civil não descarta, com risco moderado a alto, ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e deslizamentos.
O clima chuvoso segue até sábado (4), quando, ao fim do dia, a previsão aponta um recuo do sistema em direção ao Rio Grande do Sul. Conforme a Defesa Civil, isso deve favorecer o retorno do tempo firme no domingo (5), em grande parte de Santa Catarina.
Recomendações da Defesa Civil à população
- Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
- Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
- Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
- Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
- Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
- Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
- Fique atento a rachaduras em muros e paredes.
Com informações do ND+