Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta que vai avaliar indicadores da saúde foi lançado ontem em Brasília.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou, nesta quinta-feira (1/03), em Brasília, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.
Santa Catarina teve o melhor desempenho do Brasil, com nota de 6,29, acima da média nacional de 5,47. Criciúma, no entanto, foi além e teve nota melhor que a média catarinense. Em uma nota de zero a dez os usuários afirmaram que a saúde pública de Criciúma merecia um 6,67.
Dados da região
A boa média regional foi puxada por cidades que atingiram números considerados excelentes se levados em conta os dados nacionais. Treviso, por exemplo, teve a melhor nota de toda a região, a cidade recebeu 7,36. Boa nota também em Içara, que alcançou 7,02. Em Forquilhinha desempenho de 7,11, Nova Veneza recebeu 7,27, Cocal do Sul 7,12, Lauro Müller 6,99, Urussanga 6,67, Morro da Fumaça levou 6,45. Número ruim para Siderópolis que teve 5,96, muito perto da baixa média nacional.