Geral

Mulheres Artesãs da Coopercocal iniciam jornada na técnica do Macramê

Foto: Divulgação

A Associação Cocal Arte em parceria com a Cooperativa Energética Cocal – COOPERCOCAL, deram início ao curso Mulheres Artesãs, um projeto voltado para capacitar e empoderar
mulheres associadas da cooperativa. Com o objetivo de desenvolver habilidades técnicas e a criatividade por meio do desenvolvimento e criação de artesanatos, o curso visa o reaproveitamento de resíduos naturais promovendo a sustentabilidade ambiental.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Responsável por conduzir as aulas, a artesã Elis Regina Dias Sangaletti, destaca que a técnica a ser trabalhada este ano será o macramê. “O macramê é uma arte tradicional que utiliza nós para criar peças decorativas e funcionais, como tapeçarias, suportes para plantas, acessórios e muito mais. É uma técnica que valoriza o trabalho manual e pode ser adaptada para inúmeras aplicações criativas”, explica.

As mulheres envolvidas estão demonstrando grande interesse em aprender. “Estou muito animada em iniciar este novo ciclo de aprendizado, conheço a técnica mas apenas nas barras de toalha, agora vou aprender a explorar as infinitas possibilidades. Pois o macramê é uma forma versátil que pode ser aplicada em diversos contextos, desde a decoração de ambientes até a confecção de acessórios de moda”, afirma a participante Maria Dilceia da Rosa.

As aulas totalmente gratuitas são ministradas no ateliê da Coopercocal, para 60 alunas divididas em quatro turmas. O presidente Altair Lorival de Mélo reafirma o compromisso da Coopercocal com o desenvolvimento sustentável e a promoção da autonomia feminina. “Este projeto tem como objetivo não apenas desenvolver habilidades técnicas, mas também proporcionar novas perspectivas de crescimento pessoal e social para cada participante. Ao estimular o reaproveitamento de resíduos naturais, o projeto incentiva uma abordagem sustentável e consciente, alinhada com os valores da Coopercocal”, enfatiza o presidente.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

De acordo com a presidente da Associação Cocal Arte, Rita de Cássia Mendes Mélo, todos os barbantes utilizados para a confecção das peças feitas com técnica do macramê são 100%
sustentáveis a base de reutilização de resíduos texteis. “É gratificante ver o entusiasmo e comprometimento das mulheres com o curso e com o aprendizado desta nova técnica, fortalecendo assim o nosso senso de comunidade e conexão com o meio ambiente”, ressalta.

Notícias Relacionadas

O Monólogo como ferramenta de autoconhecimento e expressão

Cegero promove palestra e reúne formadas das três turmas do Programa Mulheres Cooperativistas

Jovens Cooperativistas celebram formatura em evento emocionante promovido pela Coopercocal

Duas mulheres ficam feridas após colidirem contra poste em Turvo

Ambas as vítimas foram encaminhadas ao hospital do município