Senhora de 50 anos, encontra-se internada na Fundação Hospitalar Santa Otília
A Gerencia Regional de Saúde confirmou nesta quinta-feira (14) a suspeita do primeiro caso de gripe A (H1N1) em Orleans. Trata-se de uma mulher, com idade superior a 50 anos e encontra-se internada na Fundação Hospitalar Santa Otília sob tratamento médico. A confirmação acontecerá dentro de uma semana. Até o momento foram registrados 12 casos confirmados de gripe A na região carbonífera, mas nenhum óbito.
A técnica responsável pelo Setor de H1N1 na Regional de Saúde, Custódia Rodrigues de Costa, afirma que a paciente encontra-se sobre tratamento medicamentoso com o uso de Tamiflu, utilizado em casos da gripe. “Como está havendo um crescente número de casos pelo estado, a confirmação deste caso poderá levar entre 7 e 10 dias pelo Laboratório Central do Estado, o Lacen”, ressalta custódia.
Sobre o isolamento de casos suspeitos na região, Custódia foi categórica. “As unidades de saúde e instituições hospitalares da região não possuem condições necessárias para o isolamento do paciente infectado pelo vírus H1N1. O controle deve ser feito e o vírus poderá contaminar outras pessoas caso isso não seja feito”, comenta.
Mediante a situação, Custódia ressalta que a população deve retornar aos hábitos de higiene adquiridos em função da Pandemia em 2009. “ Lavar as mãos e tossir com a proteção do antebraço de fronte a boca são condições mínimas de higiene. A ventilação dos locais de aglomeração pública, seja ela na empresa ou em espaços público deve ser providenciada o mais breve possível”, afirma.
Segundo dados dos órgãos de saúde, Santa Catarina lidera o número de casos confirmados de gripe A e, com registro de óbitos, no sul do país. Até o momento são 12 mortes e mais de 270 casos confirmados. Em 2009, ano da Pandemia, foram mais de 3 mil casos confirmados com o registro de 144 mortes.