A vítima, de 39 anos, faleceu no último sábado, após ficar cerca de dez dias internada no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão
A quinta morte por Gripe A (H1N1) na Amurel foi confirmada esta semana. Uma mulher de 39 anos faleceu no último sábado, após ficar cerca de dez dias internada no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão.
Conforme matéria publicada no jornal Diário do Sul, esta é a segunda morte registrada de um morador de Capivari de Baixo. A primeira vítima foi um homem de 40 anos. Em Tubarão, morreram três homens, de 36, 38 e 45 anos.
A coordenadora do programa de combate à Influenza A da 20ª Gerência Regional de Saúde em Tubarão, Marlene de Sousa Gonçalves, explica que é importante continuar com a prevenção. Deve-se manter a etiqueta da tosse, utilizar o álcool em gel, lavar as mãos com frequência. É importante procurar um médico para ser diagnosticado e tratado. Não se deve praticar a automedicação.
Os sintomas da Gripe A são tosse, falta de ar e febre. Caso algum deles apareça, é importante procurar uma unidade básica de saúde. O vírus do H1N1 circula pela região desde novembro do último ano.
De acordo com o levantamento, realizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (Dive) do Estado, a região de abrangência da Gerência de Saúde de Laguna é a segunda em incidência de Gripe A no Estado, atrás de Videira, com 21,8 casos a cada por 100 mil habitantes. A gerência de Tubarão (que inclui Braço do Norte) ficou em quarto lugar no Estado.