Defesa Civil alerta para risco moderado de deslizamentos e alagamentos pontuais em algumas regiões do Estado
Uma frente fria provocou a queda brusca das temperaturas e chuva persistente e volumosa em Santa Catarina, entre este domingo, dia 11, e a segunda-feira, dia 12, afirma a Defesa Civil.
Ao longo do domingo, a chuva deve se concentrar mais no Centro-Sul e Oeste do Estado, especialmente na região do Litoral Sul, onde são esperados acumulados de chuva de 50 a 75 mm em apenas um dia.
Já entre a madrugada e a manhã de segunda-feira, a chuva deve se concentrar nas regiões do Centro-Norte catarinense, sobretudo nas áreas do Planalto Norte, Vale do Itajaí e parte da Grande Florianópolis, onde os acumulados de chuva devem variar de 50 a 75 mm e, pontualmente, podendo superar estes valores.
Assim, nas áreas em amarelo do mapa abaixo, o risco é moderado para ocorrências relacionadas a deslizamentos e alagamentos pontuais, enquanto naquelas em verde o risco é baixo. Já as temperaturas máximas de 30°C caem para 15°C no domingo, do Centro ao Sul do Estado, devido à aproximação de uma massa de ar de origem polar.
Baixas temperaturas
A queda mais acentuada das temperaturas deve acontecer na madrugada e manhã de terça-feira, 13, com mínima próxima a 7°C e 9°C no Litoral e de 4°C e 0°C nas áreas altas do Planalto Sul, segundo a Epagri/Ciram. O ar permanece frio e úmido, com nebulosidade e chuva que mantêm a temperatura baixa no decorrer do dia e as máximas não passam de 10°C e 15°C na maior no Estado.
Com informações do site ND+