Turistas lotam hospedagens em São Joaquim e Urubici, dois dos principais destinos para assistir ao fenômeno
A expectativa para a neve nesta semana praticamente lotou as hospedagens em São Joaquim e Urubici, dois dos principais municípios da Serra catarinense.
A secretária da Indústria, Comércio e Turismo de Urubici, Marinês Walkowski, afirma que a cidade está muito movimentada.
“Até a última semana, a ocupação era em torno de 80%, mas nos próximos dias pode chegar a 100%”, diz. São cerca de cinco mil leitos e mais de 400 meios de hospedagem disponíveis.
Ao longo desta terça-feira (17), o ar frio polar em combinação com o ar úmido concentrado nas primeiras camadas da atmosfera são os ingredientes que vão favorecer a formação de neve e chuva congelada nas áreas altas do topo da Serra de Santa Catarina, explica o meteorologista Piter Scheuer.
Os locais com a maior probabilidade de ocorrência do fenômeno são Morro da Igreja, Morro das Antenas, em Urupema; distrito de Vacas Gordas, Mundo Novo, em Urubici, além de pontos altos de São Joaquim, como o bairro Cruzeiro.
“Nessas áreas a chance é maior. Ao longo da terça, madrugada e amanhecer de quarta-feira”, destaca o meteorologista.
Em São Joaquim, outro município famoso pela neve, está com 90% de ocupação. São cerca de mil leitos oficiais, além de 800 pousadas alternativas — casas de moradores que alugam quartos da temporada de inverno.
“A expectativa é a lotação de 100% com a chegada do frio. A Secretaria está trabalhando para receber os visitantes na Casa do Turista e Centro de Informações Turísticas”, diz a prefeitura.
Sol e nuvens
Nos próximos dias o Estado terá mescla entre sol e momentos de muitas nuvens, com possibilidade de chuviscos isolados do Oeste à Serra, mas na maior parte do dia será de tempo seco.
Nas outras regiões do Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte o tempo segue firme com sol e algumas variação de nuvens. Na quarta-feira (18), há chance de chuvisco no Litoral do conta da umidade proveniente do ciclone subtropical, afirma Scheuer.
” As máximas é o que mais chamam a atenção, principalmente do Oeste à serra, de 9°C a 11°C até quinta. No litoral e Vale do Itajaí, as mínimas variam entre 7°C a 10°C e máximas de 19°C a 21°C.”
Geada e temperaturas negativas
Na sexta (20) e fim de semana, o ciclone se afasta e dá espaço a uma massa de ar frio de origem polar, o que favorece dias ensolarados em todo o Estado. As temperaturas ficam próximas de 0°C a 3°C nas baixadas e vales do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.
O meteorologista explica que a geada não é generalizada e se concentra nas baixadas e vales. No topo da Serra, as temperaturas provavelmente vão ficar abaixo de 0°C, variando de -3°C a -5°C.
Onda de frio segue até quando?
Na próxima semana as temperaturas dedem subir vagarosamente até entrar uma nova frente fria, prevista para o dia 25 e 26 de maio.
As condições do mar seguem extremamente agitadas, com altura de ondas de 3 a 6 metros, por isso não aconselhável a navegação de pequenas, médias e grandes embarcações.