No Extremo-Sul, o congestionamento passou de 10km em alguns momentos
O movimento foi grande na BR-101 nesta sexta, mas ao contrário da quarta e da quinta-feira, as filas foram menores. Os 20km foram reduzidos e chegaram a ficar abaixo de 5km. Dois fatores contribuíram para a diminuição das filas entre Capivari de Baixo e Laguna.
Um deles foi a restrição do trânsito de caminhões, que apesar de valer a partir das 16h, já podia ser observada no período da manhã. O segundo ponto foi a chuva, que causou filas maiores entre Araranguá e Sombrio. No Extremo-Sul, o congestionamento passou de 10km em alguns momentos, e ao longo do dia ficou na média de 7km.
Na quinta-feira à noite, as filas chegaram até o trevo norte de Tubarão e só foram reduzidas a partir das 21h. O trecho até Laguna só ficou sem filas após a meia-noite. Por volta das 10h de sexta, no entanto, já tinha filas novamente, com até 5km. No início da tarde, o congestionamento se reduziu para 2km. No fim da tarde, a fila voltou a aumentar. “Como tinha muita água na pista em Sombrio, a fila se formava lá e até chegar a Laguna já tinha se dissipado. A expectativa é de um movimento grande também na manhã deste sábado, indo até a metade da tarde, podendo haver a formação de filas com extensão variável”, afirmou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal em Tubarão, Ewaldo Stelzenberger, à reportagem do Jornal Diário do Sul.
Para fugir das filas, o universitário Iuri Medeiros saiu bem cedinho de Tubarão. Ele pegou a estrada às 4h30, antes das 7h estava em Florianópolis e se preparava para seguir a viagem para o Norte do Estado. “Me preparei para sair cedo, descansei e peguei a rodovia liberada. Viajei sem preocupações e não fiquei parado”, conta o universitário.