Um ano de resultados positivos e consolidação do crescimento. Assim o diretor administrativo do Porto de Imbituba, Marcelo Vargas Schlichting, avalia 2016. E não é para menos. Apesar de a palavra crise ter sido insistentemente repetida ao longo do ano, o porto teve incremento de 37% em toneladas de cargas movimentadas.
“De fato foi um ano de crescimento para o porto, principalmente em função da consolidação das cargas de granéis agrícolas, de diferentes mercados, como Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, e de dentro do Estado também”, ressalta.
Em 2016, foram movimentadas 4.707.080 toneladas no Porto de Imbituba, número que foi de 3.434.285 em 2015, 3.364.439 em 2014 e 2.492.026 em 2013. “Tivemos um ano de recorde histórico do porto, sendo que nunca antes houve esse nível de movimentação e carga”, comemora Marcelo.
Para 2017, a intenção é crescer em média 15% a 20%, e para garantir esse crescimento Marcelo afirma que uma das apostas é a retomada do crescimento no país e da produção das lavouras de soja, mas para aproveitar esse potencial os investimentos na estrutura do porto são substanciais.
Investimentos
Um dos investimentos é o acesso norte, que vai melhorar a entrada e acesso ao porto, e está sendo feito, assim como o melhoramento do acesso marítimo e a duplicação do número de balanças e ampliação da armazenagem. “Nesta última foram investidos R$ 200 milhões, provenientes da iniciativa privada, o que por si só demonstra a consolidação do porto”, destaca o diretor administrativo.
Marcelo salienta que estão projetados outros investimentos para os próximos anos, como a mecanização do carregamento agrícola, que deve ser feita por esteira. “É um investimento de cerca de R$ 100 milhões, e ainda estamos definindo onde buscar os recursos”, aponta.
Com informações do Jornal Diário do Sul