Trânsito

Motoristas precisam respeitar limites de velocidade

Mesmo em obras, em muitos trechos da BR-101 sul os radares da Polícia Rodoviária Federal estão em funcionamento

O fato da BR-102 ainda estar em obras, exige que os motoristas fiquem atentos a sinalização quanto ao limite de velocidade em cada trecho. A máxima permitida varia nos segmentos em obras, pista simples e lotes totalmente duplicados, conforme os requisitos de segurança de cada um.

Nos trechos duplicados, a velocidade máxima permitida é de 110 quilômetros por hora para carros de pequeno porte, e 90 quilômetros por hora para veículos maiores.

Já nos desvios laterais em Laguna, Araranguá e Sombrio, onde ainda existem obras de duplicação da pistas, a velocidade permitida é de 40 quilômetros por hora no segmento modificado, e de 60 quilômetros por hora no restante.

Nestes pontos, os motoristas devem redobrar os cuidados, pois há tráfego local de veículos, feito pela faixa de rolagem da direita. A ultrapassagem é proibida. Quem é flagrado em situações assim, corre o risco de ser multado em até R$127,69, além de acumular cinco pontos na CNH.

Nos segmentos de pistas simples, onde o fluxo segue em mão dupla – caso de Laguna, Pescaria Brava, Tubarão (Morro do Formigão), Araranguá e Sombrio -, o limite de velocidade está fixado em 80 quilômetros por hora. Nas ruas laterais, onde há grande circulação de pedestres e tráfego local, a máxima permitida é de 50 quilômetros por hora.

Motocicletas

Segundo o Jornal Notisul, as mesmas regras válidas para carros de passeios servem para os motociclistas que utilizam a BR-101 sul, ou seja, podem trafegar a 110 quilômetros por hora em pistas já duplicadas.
Nas demais situações, como em desvios e pista simples, devem respeitar a sinalização vertical indicatória instalada em cada segmento.

Além disso, os motociclistas devem usar os equipamentos de proteção individual, como o capacete, luvas, calçados fechados e macacões impermeáveis, especialmente porque pelo tráfego intenso de veículos de grande porte, os motociclistas ficam mais expostos.