Trabalhos nas proximidades da usina Jorge Lacerda, feitos muito próximos das pistas, exige maior cuidado
A execução dos serviços de depositando e compactando rochas, para a composição de pistas no sentido norte nas proximidades do acesso a complexo termoelétrico Jorge Lacerda, na BR-101, em Capivari de Baixo, exige maior habilidade e atenção dos motoristas.
Isto porque os trabalhos exigem a utilização de maquinário pesado e são feitos muito próximo das pistas usadas para o tráfego da rodovia. Além disso, o segmento é utilizado por veículos de carga da usina, bem como funcionários e a comunidade que reside às margens da BR-101.
No sentido sul, o arco do retorno em nível ainda está disponível para uso. Os motoristas devem atentar ao fluxo de caminhões, tratores e trabalhadores, que também usam o acesso. Com a evolução das obras de duplicação neste trecho do lote 25, o atual retorno será removido.
Quando isso ocorrer, o acesso ao complexo termoelétrico será feito exclusivamente junto ao viaduto de acesso principal a Capivari de Baixo. Além deste trecho, existem outros pontos com grande volume de obras que também podem ser perigosos se houver falta de atenção quanto a sinalização de obras.
Um deles é entre o bairro Bananal, em Pescaria Brava, a Laranjeiras, em Laguna. Neste local também são executados trabalhos para edificação de pistas. Os motoristas devem prestar atenção também junto aos três desvios nos trecho do lote 25 e para o acesso a Capivari, cujo retorno está inserido provisoriamente dentro da frente de trabalho do viaduto duplo.
Mais segurança
O Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) instalou a sinalização horizontal (faixas de eixo e bordo) em trecho de ruas laterais entre os bairros KM 37 e Santiago, em Pescaria Brava. Neste segmento, as pistas da rodovia estão duplicadas e dois viadutos estão prontos e liberados ao fluxo de veículos. A sinalização vertical já havia sido instalada. A sinalização provisória de obras foi removida.
O limite de velocidade nesses trechos está fixado entre 40 quilômetros por hora a 60 quilômetros por hora. No mesmo segmento, as proteções de concreto para divisão de pistas duplicadas e proteção lateral (New Jersey) já foram instaladas. Outros trabalhos complementares serão realizados conforme a necessidade de operação da rodovia e as condições climáticas na região para os próximos dias.
Notisul