Trânsito

Motociclista multada por não usar cinto de segurança em SC vai ganhar o dinheiro de volta

Caso ocorrido em 2019 em Camboriú teve desfecho judicial neste mês

Divulgação

Depois de pagar multa e perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma motociclista de Camboriú punida por não usar cinto de segurança conseguiu na Justiça que o erro fosse reconhecido. Ela será ressarcida pelo município e terá os pontos excluídos da carteira pelo Estado.

A decisão é da 2ª Vara Cível da comarca de Camboriú. Tanto o Estado quanto o município alegaram ilegitimidade passiva no caso. O Estado argumentou que o auto de infração foi lavrado pelo município, que é responsável pela fiscalização das infrações de trânsito em vias públicas da cidade. Já a prefeitura sustentou não possuir agente de trânsito e que o controle é feito por convênio com a Polícia Militar do Estado.

Ao analisar a história ocorrida em 2019, a magistrada entendeu que embora a autuação tenha sido realizada por um policial militar, a competência para fiscalização das vias municipais é da prefeitura. Já o Estado também deveria ser citado, pois a motociclista pediu pela retirada dos pontos na carteira. Sobre o erro na autuação não há o que discutir, concluiu.

A Justiça determinou a exclusão dos pontos aplicados e a condenação do município à devolução do valor da multa aplicada, R$ 195, acrescido de juros de mora e correção monetária. A decisão divulgada neste mês é passível de recurso.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Os Três Grandes em Teerã: Estratégias e Decisões que Moldaram o Futuro

Criciúma tem 66% de chances de rebaixamento

Criciúma está focado no Corinthians

Destelhamentos e quedas de árvores: forte temporal causa danos em Sombrio

Defesa Civil trabalha para levantar os prejuízos causados pelo fenômeno climático

Abertura do Natal dos Sonhos de Orleans foi marcada com a chegada do Papai Noel

População orleanense se reuniu na Praça Coberta e arredores para prestigiar a chegada do Papai Noel e atrações especiais da noite.