Geral

Mostra da Apae de Orleans utiliza fotografia como instrumento de inclusão na Alesc

Mostra da Apae de Orleans utiliza fotografia como instrumento de inclusão na Alesc

Foto: Solon Soares/Agência AL

Espaço Didático Cultural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebe, até o dia 1º de setembro, a exposição “A Fotografia como Instrumento de Inclusão”, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Orleans. A mostra reúne mais de 20 imagens de alunos da escola mantida pela associação e marca os 35 anos de fundação da entidade.

As fotografias foram produzidas pelas irmãs Kristy Dimon e Priscila Dimon, de Orleans. Kristy explica que a ideia para o projeto surgiu em 2015. “Nós acompanhamos uma palestra de um fotógrafo que produzia fotos com crianças com deficiência e ele mostrou o bem que isso fazia para ele e para as crianças”, disse. “Procuramos a Apae de Orleans, que abraçou esse projeto junto com a gente.”

Para as fotógrafas, o resultado do projeto é gratificante, já que ele contribui para vencer o preconceito contra a pessoa com deficiência. “Eles demonstram muita alegria, como nós também, mas eles são mais expressivos, e com a fotografia a gente consegue registrar isso e deixar para a eternidade”, comentou Priscila.

O presidente da Apae de Orleans, Lorenço Ascari Junior, agradeceu o apoio da Assembleia e do poder público em geral em prol das causas das pessoas com deficiência, em especial das Apaes. Ele destacou que a exposição marca os 35 anos de fundação da associação em Orleans, que atualmente atende 93 alunos do município. “É uma história de lutas, de dificuldades, mas, acima de tudo, de muitas conquistas, com o apoio do poder público e do voluntariado”, disse.

Os deputados Ricardo Guidi (PSD) e José Nei Ascari (PSD), que é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, acompanharam a abertura da exposição. Para José Nei, a mostra fotográfica é mais um dos trabalhos de qualidade desenvolvidos pelas Apaes de toda Santa Catarina.

“A Assembleia abre suas portas para esse tipo de trabalho extraordinário justamente nesta semana, quando vivemos a Semana da Pessoa com Deficiência. É mais uma ação que destaca a importância do movimento apeano em prol da inclusão da pessoa com deficiência”, disse o deputado.

José Nei aproveitou a abertura da exposição para homenagear Elias Silva Celso, 27 anos, que é aluno da Apae de Orleans. Ele emocionou os participantes de um seminário pela comissão no município, com uma apresentação de dança. Elias é um dos 93 alunos da Apae de Orleans retratado na exposição, que tem visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 19 horas.

Colaboração: Marcelo Espinoza / AGÊNCIA AL

[soliloquy id="236976"]

Notícias Relacionadas

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

Escola Polo de Surdos é a inclusão e a evolução do ensino para os alunos em Criciúma

Unidade atende os 17 estudantes surdos da rede municipal. Os alunos ficam em tempo integral, com aulas de Libras e Língua Portuguesa no contraturno escolar.

Satc entrega projeto fotovoltaico para auxiliar Apae de Criciúma

Presidente da entidade recebeu o trabalho desenvolvido por um acadêmico do curso de Engenharia Elétrica.