Até o dia 14 de abril a região registrou 89 mortes violentas.
As mortes violentas estão rondando a região em 2012. Até o dia 14 de abril, a sexta região do IML registrou, conforme o técnico legista Almir Fernandes de Souza, 89 mortes violentas em 108 dias transcorridos no ano. No mesmo período de 2011, haviam sido 62 ocorrências. Ou seja, um acréscimo de 43%.
Um dos últimos casos registrados, neste sábado, foi a morte do radialista Sandro de Souza, em Orleans, vigésima segunda vítima de acidente de trânsito na região, enquanto no mesmo período de 2011 foram 15 mortes no trânsito regional. O acréscimo é de 46%.
Também neste sábado o IML recolheu o corpo parcialmente carbonizado de Patrik André dos Santos, 32 anos, de um matagal na ICR 152, em Içara, na localidade de Poço 3. Após a perícia, verificou-se que havia sinais de estrangulamento e quatro ferimentos por projétil de arma de fogo. Este foi o vigésimo homicídio do ano na região, o quarto em Içara. Já aconteceram ainda 15 em Criciúma e um em Morro da Fumaça. O aumento do número de homicídios é de 100%, já que no mesmo período de 2011 foram dez casos, nove em Criciúma e um em Içara.