Geral

Mortes por afogamento na região preocupam Corpo de Bombeiros

Em 24 horas, três mortes foram registradas: duas em Laguna e uma em Imaruí.

Foto: Divulgação

O número de afogamento nos últimos dias deixou os bombeiros da região em alerta. Em 24 horas, três mortes foram registradas: duas em Laguna e uma em Imaruí.

Uma mulher, um adolescente e um homem perderam a vida nas águas. Os dados, segundo o Corpo de Bombeiros, chamam a atenção.

De acordo com o comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Tubarão, capitão Rafael Fortunato Camilo, o alerta se dá pelo número de afogamentos registrado em curto espaço de tempo. No domingo, a primeira vítima foi a imbitubense Bruna Rafaela Gonçalves, de 28 anos.

Foto: Divulgação

Ela estava na Praia do Sol, em Laguna, quando se afogou ao tentar salvar a filha. Bruna chegou a ser recolhida, mas não resistiu. Segundo os bombeiros, a família teria sido arrastada pela correnteza. Mãe, filha e um homem estavam a aproximadamente 720 metros do posto de guarda-vidas.

Horas mais tarde, na Cascata do Laranjal, em Imaruí, um adolescente foi encontrado sem vida. Mateus Ferreira Caetano, de 17 anos, morreu após se afogar. Os bombeiros chegaram a ser acionados, no entanto, o garoto já estava em óbito. Ainda no final da noite de domingo, um corpo foi encontrado às margens da lagoa de Cabeçuda. O homem não foi identificado até o fechamento desta edição.

“Banhistas precisam ficar atentos às orientações”, diz bombeiro

Diante das mortes, o capitão Rafael Fortunato destaca que os banhistas que vão à praia podem pedir informações no posto de guarda-vidas sobre os locais mais seguros. “Outra dica é sempre buscar um local para entrar na água o mais próximo possível dos guarda-vidas”, destaca o comandante.

Além disso, o capitão Rafael orienta que sejam respeitadas as placas que sinalizam os locais mais perigosos para o banho. “É sempre bom evitar entrar na água após consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou alimentação pesada. Sem contar que, nos casos de banho de mar, o banhista deve estar atento. Isso porque as condições do mar são diferentes das condições de água doce”, informa o comandante.

Ele diz ainda que, diante das últimas mortes, os bombeiros têm intensificado a orientação e a divulgação quanto aos cuidados ao entrar na água. “Infelizmente, não podemos estar em todos os locais, pois contamos com 150 quilômetros de praias e possuímos 50 postos de guarda-vidas. Por isso, reforçamos que os banhistas procurem estes locais”, reforça.

Afogamentos – cuidados e dicas para evitar:

-Procurar um local conhecido e onde exista sempre a presença de guarda-vidas;
-Não superestimar sua capacidade de nadar;
-Em água doce ou salgada, procurar locais rasos e sem correnteza;
-Crianças exigem cuidado redobrado;
-Atentar para a sinalização da praia. Observar a bandeira fixada no posto dos guarda vidas;
-Não tentar salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado;
-Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade;
-Sempre acatar as orientações dos guarda-vidas.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Câmera registra momento em que jovem colide moto contra árvore em Orleans; VEJA VÍDEO

Adolescente de 17 anos continua internado em estado grave.

Bombeiros comemoram três anos sem mortes por afogamento durante Operação Veraneio

Em contrapartida, casos de queimaduras com águas-vivas passaram dos 15 mil nas praias de Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna durante toda a Operação Veraneio.