Saúde

Morro da Fumaça zera fila de consultas e exames de 11 especialidades

Município, por meio da Secretaria do Sistema de Saúde, investiu aproximadamente R$ 190 mil nos últimos meses.

Foto: Divulgação

Com recursos próprios, o Governo Municipal de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Saúde, zerou as filas de exames de 11 especialidades em ação realizada nos últimos meses, um investimento de cerca de R$ 190 mil com recursos próprios, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (Cisamrec). Ao todo, foram realizados 220 exames, 131 consultas e sete cirurgias, totalizando 358 atendimentos.

Grande parte destes exames, comenta o secretário Robson Francisconi, não são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Em alguns casos, o número fornecido pelo SUS fica muito abaixo da nossa demanda. Então, para atender os fumacenses de forma mais ágil, fizemos esta ação que zerou as filas”, salienta.

Em algumas especialidades, havia pacientes aguardando por exames e consultas desde outubro do ano passado, devido a grande demanda. “Estamos trabalhando com uma das prioridades de nossa administração que é a saúde. É com ações como esta que contribuímos para a melhor qualidade de vida dos fumacenses”, destaca o prefeito Noi Coral.

Entre os exames realizados está o Cateterismo (7), Endoscopia (18), Tomografia (32) e Ressonância Magnética (42).

Novos agendamentos

Em algumas especialidades, ficaram poucos pacientes na fila, como é o caso da Ressonância Magnética, restando 23 e na Tomografia, com 11, que serão agendados nos próximos dias. As consultas realizadas são de Oftalmologia (43), Proctologia (30) e Ecodopller (8).

Já as consultas com proctologista, foram 30 realizadas através de um mutirão no mês de abril, e outras 15 já estão agendadas. “Melhorar a saúde é uma de nossas metas e trabalhando juntos estamos chegando a estas conquistas. Ver estas filas zeradas significa muito para a comunidade”, diz o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

Francisconi explica ainda que o município possui uma grande demanda de consultas com urologista. “Foram feitas 50 consultas e possuímos outras 43 a serem realizadas, porém dependemos do médico para agendar”, enfatiza o secretário acrescentando que, dos pacientes que estavam com a data marcada, 14 faltaram. “Isso acaba tirando a vaga de outra pessoa que necessita e, além disso, é um recurso que é pago ao médico mesmo que o paciente falte”, conclui.

Em abril do ano passado, o Governo Municipal realizou outra ação visando limpar as filas de exames e consultas. Na ocasião, foram disponibilizadas 670 consultas e 180 exames em 15 especialidades.

Colaboração: Marciano Bortolin – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Morro da Fumaça

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Alto número de faltas em consultas e exames prejudica pacientes da saúde de Siderópolis

As ausências comprometem a capacidade de marcação de consultas de uma Unidade Básica de Saúde.