Melhorias na mobilidade urbana e embelezamento da cidade estão entre as propostas que fazem parte de um projeto de aperfeiçoamento do sistema viário de Morro da Fumaça, elaborado por um grupo de arquitetos urbanistas.
De forma voluntária, os fumacenses se reúnem quinzenalmente para levantar os problemas e trocar ideias na busca de soluções para a cidade. Uma das etapas desta proposta foi apresentada na Câmara de Vereadores. O trabalho exposto, segundo um dos profissionais, Adriano Pereira, é só o começo. “Antes de se apegar a estética, precisamos assegurar que o sistema viário esteja funcionando”, disse.
Os membros do grupo, que buscam criar um Conselho de Arquitetos Urbanistas de Morro da Fumaça, deixam claro que prestam assessoria à Secretaria de Obras e Planejamento a quem cabe colocar o projeto em prática. “Nosso trabalho vai até certo ponto. Apresentamos à Administração Municipal e eles avaliam a viabilidade”, completou Pereira.
Para o presidente do Legislativo, Ademar Bertan, que solicitou a apresentação do projeto, os arquitetos estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido. “É um grande projeto que irá dar bons frutos. Eles estão analisando criteriosamente cada situação e encontrando soluções para todos os problemas. O que nos deixa ainda mais felizes é que são todos profissionais de Morro da Fumaça”, enfatizou.
Mudança do trânsito da área central entre as prioridades
O movimento intenso, a falta de estacionamentos e o pouco espaço para os pedestres na área central, principalmente na Rua 20 de Maio, são alguns dos problemas que devem ser resolvidos logo.
Para que isso aconteça, os arquitetos propõem a mudança do trânsito de algumas vias de acesso à principal rua do Centro do município. “Muitas ruas possuem mão dupla. Nossa intenção é mudar isso, deixando somente um sentido, com isso, além de desafogar o trânsito, abriremos espaço para mais estacionamentos”, salientou o arquiteto Eduardo Costa, acrescentando que esta é uma parte do planejamento que tem baixo custo e pode ser feita logo. “Este item do projeto não foca nas obras propriamente ditas. A única coisa que exige é toda a nova sinalização horizontal e vertical”, completou.
Outra possibilidade em análise, esta para a Rodovia Vergínio Maccari, é a construção de uma ciclovia.
Conselho de trânsito analisa propostas
Para serem vistas na prática, as propostas deveram passar pela aprovação do Conselho Municipal de Trânsito. “Esta primeira etapa já está com o conselho que deverá dar um parecer em breve”, ressaltou Pereira.
Diversas outras questões envolvendo o trânsito de Morro da Fumaça foram levantadas pelos vereadores e comunidade e todas deverão ser analisadas pelos arquitetos. “O projeto prevê várias fases. Vamos torcer para que esta mudança no trânsito central seja feita o quanto antes para amenizar os problemas que os fumacenses enfrentam”, finalizou Bertan.
Colaboração: Marciano Bortolin