Educação

Morro da Fumaça é destaque no Índice de Oportunidades da Educação do Brasil

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça

A Administração Municipal e Secretaria de Educação Esporte e Cultura de Morro da Fumaça tiveram uma boa notícia durante essa semana. Segundo o Índice de Oportunidades Educacionais do Brasil – IOEB, entre os municípios da AMREC, Morro da Fumaça está empatado, ficando com o mesmo número de pontos que Forquilhinha, que tem 5,2 pontos em uma escala de 0 a 10. Entre os 5.282 municípios avaliados, Morro da Fumaça ficou em 348º lugar geral.

O Índice de Oportunidades da Educação do Brasil – IOEB mede a qualidade das oportunidades educacionais da escola de educação básica. É uma iniciativa do Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho.

Segundo a Secretária de Educação Esporte e Cultura de Morro da Fumaça, Lucilene Pagnan Cechinel, é importante frisar que a boa colocação da cidade se dá ao trabalho de capacitação de diretores e professores do município. “Nessa administração tivemos um acréscimo de mais de 400 vagas em creches e no ensino fundamental. Triplicamos o número de vagas em dois anos e estamos trabalhando muito com os professores a capacitação”, explica Lene.

O IOEB é uma avaliação feita com base em sete componentes. A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação no Brasil – IDEB nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, a taxa de matrícula do Ensino Médio, a taxa de atendimento na Educação Infantil, a jornada escolar aula/dia, a escolaridade dos professores e a experiência dos diretores. Entre os fatores que formam o IOEB está o indicador do IDEB.

O IOEB engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar.

Segundo o prefeito Agnaldo Maccari, ver a educação de Morro da Fumaça crescer é uma das maiores conquistas da sua administração. “Ver esses números do IOEB me deixa feliz, mas o que mais me deixa contente é o trabalho que a educação esta fazendo com os professores, além de ver o número de vagas e oportunidade subindo. Com as vagas, as mães têm mais tempo para trabalhar e assim ajudar na renda de suas famílias”, conclui Nado.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça