A primeira mulher a assumir o posto de delegada no Brasil morreu na madrugada desta terça-feira (7). Lucia Maria Stefanovich, 69 anos, estava internada no Hospital de Florianópolis, por causa de um AVC. Apesar de aposentada, a delegada continuava atuando na 2ª Delegacia de Polícia da Capital.
Natural de Lauro Müller, a delegada Lucia chegou a Florianópolis em 1960. A paixão pelo serviço policial começou na faculdade de Direito. Durante os 44 anos na atividade policial, ganhou o respeito e a admiração dos seus colegas de trabalho.
Em 1983, Lucia recebeu a missão de criar a primeira delegacia somente com mulheres no Estado. Foi assim que nasceu a 6ª DP da Capital, que na época era exclusiva para o atendimento a menores.
Segundo informações da Rádio CBN Diário, o velório começa pela manhã e o sepultamento deve ocorrer por volta de 18h, no Jardim da Paz.
Uma das autoridades que se manifestou pelas redes sociais na manhã desta terça-feira foi o vice-governador Eduardo Pinho Moreira. “Lúcia Stefanovich, 1ª delegada do Brasil e 1ª secretária de Segurança Pública, deixa um legado de dedicação e vocação à causa pública”, disse.
Com informações do site Diário Catarinense