Política

Morre, aos 95 anos, ex-prefeito de Tubarão Stélio Boabaid

Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Tubarão Stélio Boabaid morreu na manhã de ontem (24) no Hospital Nossa Senhora da Conceição – HNSC, aos 95 anos. O velório ocorre no Museu Willy Zumblick, no Centro, com missa na cripta da Catedral hoje (25).

Boabaid estava internado há três semanas devido a uma infecção respiratória e outras complicações. Ele era natural de Rosário, no Maranhão, mas morava em Tubarão há mais de 60 anos. Era médico desde 1952 e trabalhou no HNSC. Até recentemente, atendia pacientes de baixa renda, de forma gratuita, em seu consultório. Teve três filhos, um deles já falecido.

Foi prefeito da maior cidade da Amurel de 1966 a 1969 pelo PTB, vencendo, na eleição, o artista plástico Willy Zumblick. Elegeu como um dos seus principais feitos a retirada dos trilhos da ferrovia Tereza Cristina da região central de Tubarão. Orgulhava-se também de ter construído 12 escolas durante seu mandato. Na década de 70, foi suplente de senador, já pelo PMDB.

Na Assembleia, Boabaid foi deputado estadual pelo PMDB por três legislaturas (de 1979 a 1991). No biênio 1985-1987, ocupou a presidência da Casa. Também participou da Assembleia Constituinte, que elaborou a atual Constituição do Estado de Santa Catarina, entre os anos de 1988 e 1989.

“É uma perda muito sentida por todos. Foi um grande pai, excelente marido. Sempre foi um companheiro. Fica o exemplo de dedicação, humildade e amor ao próximo”, afirma o filho Jorge Salomão Boabaid. O médico José Warmuth também compareceu ao funeral do colega e amigo. “Quando cheguei, em 1960, ele praticamente me adotou. Fiz cerca de mil anestesias para ele. A lembrança que nos deixa é de uma pessoa admirável”, resume.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

Vigário paroquial de Capivari de Baixo, padre Hilário Puziski, morre aos 79 anos

Morre Waldemar Colonetti, presidente da Aproet, aos 76 anos

Ex-prefeito de Orleans e fundador da Plaszom, Francisco Zomer morre aos 83 anos

Seu Chico, como era conhecido, marcou a história de Orleans ao empreender e contribuir com ações sociais no município.

Orleans se despede do artista que elevou o nome da cidade

Zé Diabo, criador das Esculturas do Paredão, foi sepultado na manhã de hoje.