Trânsito

Moradores interditam Serra da Rocinha

Rodovia está fechada desde as 6 horas desta manhã

Foto: Joana Stecanella/Engeplus

Foto: Joana Stecanella/Engeplus

Desde as 6 horas desta terça-feira moradores da comunidade de Pé da Serra, em Timbé do Sul, localidade do Extremo Sul catarinense, fecharam a SC-285, Estrada Geral da Serra da Rocinha. Conforme um dos organizadores do protesto, Charles Carvalho dos Passos, a manifestação só terá fim quando alguma autoridade do Estado der um parecer sobre o destino da via.

“Trancamos a rua com veículos e caminhões dos próprios moradores. Cerca de 52 famílias estão reunidas e engajadas na manifestação”, ressalta. A rodovia foi fechada pelas péssimas condições de trafegabilidade e as inúmeras promessas de pavimentação, que, segundo Carvalho, é prometida há mais de 50 anos. “Só vamos conversar com uma autoridade se for pessoalmente, por telefone nem adianta que vamos continuar com a via interditada”, frisa.  “Ninguém vai e ninguém vem. Fechamos logo cedo, inclusive, próximo à garagem de uma empresa de ônibus para que os veículos não saíssem da garagem. Nem quem está a pé está passando no local”, destaca o morador em entrevista ao site Engeplus, que também é proprietário de uma oficina mecânica no local.

Conforme Carvalho, desde o dia 1º de janeiros já consertou 16 carros. "Em minha oficina mecânica, ou seja, é mais de um veículo por dia. Assim, é possível ter uma noção das condições da via”, pontua. O trajeto no Estremo Sul de Santa Catarina possui 22 quilômetros.

“Por aqui passam muitos argentinos e gaúchos que vão para o litoral catarinense e a condição crítica sempre é a mesma”, ressalta. Segundo Charles, a via possui muitos buracos e a situação se complica ainda mais com a chuva. “No GPS aparece a rodovia como pavimentada, com isso, muitos turistas acabam pegando a via”, completa.

Conforme o secretário regional de Araranguá, Heriberto Schmidt, a partir de amanhã uma patrola vai passar na região. “Será feita a manutenção para amenizar a situação da estrada, mas em fevereiro será realizada uma obra maior, que vai dar um resultado mais eficiente nos 22 quilômetros não pavimentados da SC-285”, explica. Ao longo da via, existem 240 bueiros que, de acordo com o secretário, serão limpos e recuperados para depois serem colocados seixos rolados, que são pedras. “Com essas pedras vamos dar uma melhor sustentabilidade e trafegabilidade na via”, ressalta o secretário.

De acordo com Schmidt, no dia 2 de abril será publicado pelo Dnit as propostas das empresas para pavimentação da SC-258. “Creio que a obra comece no fim deste ano, ou no começo de 2013”, adianta. O detalhe maior da obra será a construção de dois viadutos.